Aspectos de Natureza da Ciência em Textos de Divulgação Científica: Análises a Partir de um Diálogo entre Kuhn e Popper

Scabora, Arthur Pereira

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) 2021-06-08

• Autor: Scabora, Arthur Pereira
  • Orientador: Gurgel, Ivã
  • Assuntos: Cientificismo; Ensino De Ciências; Divulgação Científica; Filosofia Da Ciência; História Da Ciência; Pseudociências; Scientific Dissemination; Science Teaching; Pseudosciences; Philosophy Of Science; History Of Science; Scientism
  • Descrição: Este trabalho realiza uma análise crítica da visão de Ciência predominante, especialmente nos meios de divulgação científica, sob o olhar das ideias de Karl Raimund Popper e Thomas Samuel Kuhn. Em particular, analisa duas questões fundamentais, a saber: \"O que é Ciência?\" e \"Como a Ciência progride?\". Investigando as respostas usuais a essas perguntas, em contraste com o que nos diz a história da Ciência e os resultados dos trabalhos dos filósofos citados, foi verificada uma notável discrepância, em grande parte responsável por distorcer a visão que o público em geral tem da Ciência. Essa distorção pode ser sintetizada em três pilares: cientificismo, o movimento anticiência e as pseudociências. Foram analisados: (1) os principais erros conceituais cometidos pelos divulgadores, (2) as consequências sociais e educacionais de se ensinar a Ciência sob essa ótica distorcida e (3) formas alternativas de se abordar o grande tema da \"Natureza da Ciência\". É também feita uma defesa aberta da Filosofia como essencial ao empreendimento científico. Conclui-se com um panorama geral do ensino e da divulgação científica na atualidade e perspectivas para o futuro.
  • DOI: 10.11606/D.81.2021.tde-13122021-133024