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Ciências ambientais e a inserção da sustentabilidade na escola
Martins, Aline Ramos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos 2020-12-14
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Título:
Ciências ambientais e a inserção da sustentabilidade na escola
Autor:
Martins, Aline Ramos
Orientador:
Corbi, Juliano Jose
Assuntos:
Água
;
Ciências Ambientais
;
Educação A Distância
;
Formação Continuada De Professores
;
Continuing Teacher Training
;
Distance Education
;
Environmental Education
;
Water
Notas:
Mestrado Profissionalizante
Notas Locais:
PROFCIAMB
Descrição:
Nas últimas décadas, questões sobre o meio ambiente estão em evidência devido à constante crise de valores ambientais, sociais e econômicos. Com isso, o meio ambiente tem sido impactado por diferentes ações antrópicas, necessitando urgentemente de um trabalho de conscientização que aborde a sua importância juntamente a do desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, a educação se torna ponto fundamental na sensibilização de valores. As políticas públicas brasileiras garantem o direito à Educação Ambiental em todos os níveis de ensino e, para que haja essa efetivação da lei, é preciso, durante o processo, disponibilizar uma formação continuada de professores sobre o tema voltado para a educação ambiental. Mediante essas informações, notou-se a relevância do tema e, em busca por referências, encontrou-se o curso de capacitação da Agência Nacional da Água e Saneamento Básico (ANA) \"Água em Curso – Multiplicadores\", na modalidade EaD, tendo como público-alvo os professores e a sociedade em geral. Assim, este trabalho teve como objetivo comparar a realidade dos professores em relação à Educação Ambiental, indicando quem são, o que pensam os professores e como trabalham esse tema, quais são os recursos e as temáticas mais frequentemente adotadas nas escolas, bem como as dificuldades e os elementos facilitadores para a inserção da Educação Ambiental no cotidiano escolar. Para isso, o principal dispositivo de coleta de dados foi a aplicação de um questionário, devido à possibilidade de se atingir muitos professores e de se propiciar uma análise comparativa de dados. A abordagem metodológica escolhida para essa pesquisa foi o estudo de caso com abordagem qualitativa, cuja pretensão foi conhecer a vida real dos professores em relação à Educação Ambiental para fazer revelar suas vozes, procurando identificar suas formas de interagir com a escola, seus colegas, alunos e comunidade, buscando compreender o seu sentido para os professores. Por meio dessa pesquisa, verificou-se basicamente que a maior parte dos professores tinha algum conhecimento prévio sobre o tema, mas não ministravam aulas sobre ele. A pesquisa alcançou seu objetivo, visto que o curso contribuiu para a formação dos docentes, para seus conhecimentos pessoais relacionados à temática água, educação ambiental e outros. Estimulou a reflexão sobre a relevância do papel do professor como o mediador do processo de ensino-aprendizagem, tendo em mente seus objetivos e a consciência do valor de suas ações em relação ao desenvolvimento e à sensibilização com as questões ambientais. Ressalta-se que a formação disponibilizada pela Agência Nacional da Água e Saneamento Básico e Saneamento Básico (ANA) intitulada \"Água em Curso – Multiplicadores\" facilitou a inserção das Ciências Ambientais nos espaços educativos.
DOI:
10.11606/D.18.2020.tde-09082022-080301
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos
Data de criação/publicação:
2020-12-14
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
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Teses e Dissertações USP
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