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Matriz para interpretação do teste de leitura de palavras e pseudopalavras

Luiz Eduardo Graton Santos Fernando César Capovilla; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia (44. 2014 Ribeirão Preto)

CD de resumos de comunicações científicas Ribeirão Preto, 2014

Ribeirão Preto 2014

Localização: IP - Instituto de Psicologia    (ProdCD 13 (AM= CFe/403) )(Acessar)

  • Título:
    Matriz para interpretação do teste de leitura de palavras e pseudopalavras
  • Autor: Luiz Eduardo Graton Santos
  • Fernando César Capovilla; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia (44. 2014 Ribeirão Preto)
  • Assuntos: TESTE DE COMPETÊNCIA; LEITURA; NEUROPSICOLOGIA; CRIANÇAS
  • É parte de: CD de resumos de comunicações científicas Ribeirão Preto, 2014
  • Notas: Sessão Coordenada 25: Novos recursos para implementar o paradigma matricial de linguagem em avaliação de leitura-escrita e sinalização, em pesquisa, educação e clínica
  • Descrição: A alfabetização é um importante marco do início da escolarização fundamental para a continuidade dos estudos a níveis mais avançados. Avaliar a leitura é uma estratégia que permite planejar seu ensino, assim como para corrigir eventuais atrasos e dificuldades. Normatizado para ouvintes a partir de 4 anos de idade e para surdos a partir de 7 anos, sensível à escolaridade (i.e., capaz de diferenciar sucessivamente os anos de escolares iniciais) e validado por comparação com diversos instrumentos que avaliam habilidades linguísticas e não linguísticas, o Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras (TCLPP) permite identificar o estágio de desenvolvimentode leitura do examinando e o seu grau de proficiênciaem cada um dos três tipos de processamento de leitura: 1) ideovisual ou logográfico; 2) perilexical ou fonológicopor decodificação grafofonêmica, e 3) lexical ou por reconhecimento visual direto assistido por decodificação grafofonêmica eventual. O TCLPP é ao mesmo tempo um instrumento psicométrico e neuropsicológico, pois possui tabelas de normatização para avaliar o grau de desvio entre o padrão de leitura de um avaliando e de seu grupo de referência, enquanto também permite interpretar os dados do padrão de leitura apresentado de acordo com o modelo de desenvolvimento de leitura e escrita e fornece uma visão integrada acerca do grau de desenvolvimento e preservaçãodos diferentes mecanismos, rotas e estratégias envolvidos na leitura competente, o que permite lançar luz sobre a natureza da dificuldade específica de um determinado examinando. Composto por sete subtestes que exigem diferentes estratégias de leitura, o padrão de distribuição dos tipos de erros no TCLPP é capaz de revelar a natureza específica do processamento cognitivo do examinando, além de indicar as estratégias de leitura que ele consegue usar e aquelas com que tem dificuldade. [Continua]
    [Continuação] O TCLPP apresenta quais estratégias de leitura (i.e., logográfica, alfabética e lexical) podem ser usadas para resolver cada subteste e qual a natureza da dificuldade que o erro em cada subteste pode revelar. Contudo, o instrumento deixa a critério do examinador a classificação do estágio de desenvolvimento da leitura obtido através da avaliação. O presente trabalho apresenta uma matriz para interpretação das pontuações nos subtestes do TCLPP, que indica limites de pontuação para cada estágio de desenvolvimento de leitura para a orientar a classificação do avaliando conforme seu desempenho e a consequente recomendação de intervenção para melhoria de eventuais dificuldades encontradas. O trabalho indica como interpretar as pontuações a partir da implementação da matriz com resultados obtidos em trabalhos de normatização do TCLPP
  • Editor: Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2014
  • Formato: 1 CD (1 p.).
  • Idioma: Português

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