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Ações educativas em saúde da criança: concepções e práticas profissionais em uma unidade de saúde da família

Carvalho, Ana Paula Alves De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem 2009-03-30

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Ações educativas em saúde da criança: concepções e práticas profissionais em uma unidade de saúde da família
  • Autor: Carvalho, Ana Paula Alves De
  • Orientador: Verissimo, Maria De La Ó Ramallo
  • Assuntos: Educação Em Saúde; Promoção Da Saúde; Saúde Da Criança; Child Health; Health Education; Health Promotion
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A Promoção da Saúde representa um novo paradigma para a estruturação do cuidar e organização dos serviços da saúde visando à superação das práticas puramente curativas pelas que trabalham com os determinantes do processo de saúde-doença. Nesta visão, as ações educativas são indissociáveis das ações de saúde e devem possibilitar o empoderamento dos sujeitos. No Brasil, o Programa de Saúde da Família (PSF) surge em 1997 como uma estratégia de reversão do modelo de assistência à saúde vigente para a efetivação deste paradigma dentro Sistema Único de Saúde. Assim, este trabalho objetivou analisar o processo educativo estabelecido por equipes de saúde da família na atenção à saúde da criança. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa de estudo de caso fundamentada na Pedagogia Libertadora de Paulo Freire. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas com enfermeiras e médicos de uma Unidade Básica de Saúde do PSF da região do Butantã; essas foram sistematizadas a partir da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. A análise dos dados indica a presença de uma diversidade de concepções e práticas de educação em saúde da criança, que abarcam desde uma visão de educação em saúde como uma prática democrática que visa o empoderamento dos sujeitos, a uma visão desta como transferência de informações de saúde do trabalhador para as famílias. Contudo, a maior parte da prática de educação em saúde da criança ocorre nas consultas individuais e tem por base a orientação para o cuidado, o que, muitas vezes, centra-se na prescrição e exposição de informações. Assim, a educação em saúde da criança no PSF identifica-se muito mais com o modelo biomédico de atenção a saúde, não contribuindo para o aumento do controle das famílias sobre o seu processo saúde-doença, nem para a emancipação dos sujeitos necessária a transformação social. A incorporação de processos educativos mais democráticos e coerentes com a promoção da saúde na realidade do PSF, necessita de uma formação permanente dos trabalhadores neste referencial e de uma reformulação do processo de trabalho
  • DOI: 10.11606/D.7.2009.tde-20052009-111929
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Data de criação/publicação: 2009-03-30
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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