skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Se-Movimentar ginástico um olhar fenomenológico sobre o processo de ensino e aprendizagem da ginástica

Michele Viviene Carbinatto Nayana Ribeiro Henrique; Tamiris Lima Patrício

Educação e Pesquisa São Paulo v. 49 contínuo, e247388, 2023

São Paulo 2023

Localização: EEFE - Esc. Educação Física e Esporte    (PRO 2023 078 )(Acessar)

  • Título:
    Se-Movimentar ginástico um olhar fenomenológico sobre o processo de ensino e aprendizagem da ginástica
  • Autor: Michele Viviene Carbinatto
  • Nayana Ribeiro Henrique; Tamiris Lima Patrício
  • Assuntos: MÉTODOS DE ENSINO; FENOMENOLOGIA; GINÁSTICA
  • É parte de: Educação e Pesquisa São Paulo v. 49 contínuo, e247388, 2023
  • Notas: Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/208197. Acesso em 26 jun 2023
  • Descrição: Por meio de metodologias em que a participação do praticante no processo de ensino e aprendizagem ocupe papel central, há a promoção da autonomia e fortalecimento da motivação para aprender. Para a fenomenologia, o sujeito é o protagonista da ação, uma vez que a intenção da atividade só pode ser vivida como um encontro entre o sujeito e a própria atividade e, por sua vez, entre sua corporeidade e o meio em que está inserido, incorporando-se ao mundo. Nosso recorte esportivo e de análise voltou-se à Ginástica para Todos (GPT). O objetivo deste estudo é salientar hipóteses férteis no campo da metodologia de trabalho no âmbito esportivo. A pesquisa fenomenológica se mostrou ideal aos objetivos do estudo: compreender as experiências do “mundo vivido” na ginástica diante das diferentes metodologias de ensino: centrada no professor e centrada no aluno. A investigação tomou como base de coleta a pesquisa-ação. A análise dos dados foi realizada pela redução fenomenológica. Para tal, definiram-se dois eixos, que se mesclaram, mas que foram apresentados com suas raízes analíticas: a) Se-movimentar gímnico: a incorporação do mundo; e b) Toda vida humana é relação. Pelo olhar fenomenológico, a prática pedagógica só pode ser vivida como um encontro entre o educador e o educando, e dos educandos entre si, entre corporeidades. Nesta intenção pedagógica, há intensa e contínua comunicação, em que transparecem alegrias, desejos, conquistas, descobertas, tristezas, medos e incertezas pelo movimentar-se
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2023
  • Formato: e247388.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.