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Cenas surdas parentais: em busca da aparição de surdos na contemporaneidade

Luz, Renato Dente

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia 2011-06-10

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Cenas surdas parentais: em busca da aparição de surdos na contemporaneidade
  • Autor: Luz, Renato Dente
  • Orientador: Schmidt, Maria Luisa Sandoval
  • Assuntos: Contemporaneidade; Psicologia Social; Pesquisa Qualitativa; Surdo; Pais; Narrativas; Narratives; Deaf; Contemporaneity; Qualitative Research; Social Psychology; Parents
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Do profundo laço afetivo do pesquisador com as pessoas surdas e na busca por melhor compreender as condições ofertadas de existência plena e digna para estes é que se partiu para o testemunho das narrativas de alguns de seus pais: um casal e duas mães, todos moradores da Grande São Paulo na contemporaneidade, pais de três adolescentes/adultas surdas. O objetivo desta tese foi pensar o que de mais importante estas trajetórias parentais singulares poderiam revelar sobre as condições simbólicas e materiais ofertadas para que surdos alcancem experiências humanas de realização de si no mundo comum. A metodologia de campo utilizada foi a de entrevistas semiestruturadas, realizadas em dois encontros cada. As referências teóricas que orientaram a presente tese foram: a) o ser humano como um alguém portador de rosto único que para alcançar criativamente um si-mesmo demanda ethos humano encarnado por um Outro em situação; b) a narrativa como manifestação cultural privilegiada para a expressão do singular/universal; c) o pesquisador enquanto um ativo criador/intérprete/narrador compromissado com a politização da esfera pública. A partir destas referências, desenvolveu-se o conceito teórico de aparicao e criou-se o dispositivo cena para a metodologia de análise. Este dispositivo foi usado para revelar ao leitor as principais características do universo surdo contemporâneo através de cinco cenas surdas introdutorias e para apresentar as passagens mais marcantes presentes nas narrativas dos pais entrevistados doze cenas surdas parentais. Estes dois blocos de cenas surdas foram analisados à luz do conceito de aparição. Os resultados encontrados foram: 1) as narrativas facilitam experiências de aparição; 2) o dispositivo cena é uma rica metodologia de análise para estudar a aparição de um alguém ou grupo humano em quaisquer pesquisas em ciências humanas; 3) as pessoas que assumem viver o papel parental ontologicamente anseiam por reconhecimento ético e por sua própria aparição; 4) os pais que conseguem constituir um profundo laço afetivo com seus filhos demonstram grande expectativa de que estes também alcancem aparição e, por isso, seria possível pensar a qualidade das condições de aparição experienciadas pelos filhos através do que mais profundamente aflige e interroga seus pais; 5) e, por último, os surdos anseiam por melhores condições de aparição na situação contemporânea da Grande São Paulo essencialmente em quatro assuntos inter-relacionados: 5.1) identificação exata de sua condição orgânica e que esta não os negue relacionalmente na demanda apresentada por seu rosto; 5.2) garantia da oferta de um instrumento linguístico pleno, acessível e cotidiano; 5.3) acesso aos saberes portados e facilitados por presença ética; 5.4) amparo humano que sustente a construção de sua presença singular no mundo. Nas considerações finais, manifesta-se a esperança de que estes resultados possam tanto sensibilizar seus leitores/interlocutores para uma realidade situacional delicada e dificultadora da aparição de surdos, quanto politizar a esfera pública, de tal modo que melhores condições para a aparição destes no futuro possam existir no mundo comum.
  • DOI: 10.11606/T.47.2011.tde-12092011-095017
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
  • Data de criação/publicação: 2011-06-10
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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