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O relacionamento entre fornecedor e varejo no gerenciamento por categorias: um estudo de caso

Nonato, Ana Caroline Fernandes

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade 2010-12-14

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O relacionamento entre fornecedor e varejo no gerenciamento por categorias: um estudo de caso
  • Autor: Nonato, Ana Caroline Fernandes
  • Orientador: Mattar, Fauze Najib
  • Assuntos: Cooperação; Supermercados; Varejo; Category Management; Relationship; Retail; Supplier
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O ambiente econômico atual de alta concorrência impulsiona a busca inteligente por soluções que capacitem as empresas a apresentarem reduções de custos e aumento de rentabilidade, além de proporcionar a satisfação do consumidor, fatores fundamentais para a garantia de sobrevivência e crescimento. É sob esse contexto que surge o ECR (Efficient Consumer Response), iniciativa em que fabricantes de produtos de mercearia, varejo, atacado e demais facilitadores trabalham em conjunto para reduzir custos desse canal de marketing e possibilita maior valor ao consumidor. O Gerenciamento por Categorias é uma ferramenta que faz parte do ECR e permite a redução de custos de fornecedores e varejistas propiciando melhor exposição, abastecimento e variedade de produtos; calendário eficiente de promoções; maior giro e menor estoque, aumento na rentabilidade e preços competitivos, ao mesmo tempo em que focaliza práticas de merchandising e marketing eficientes orientadas para o cliente, foco principal desta ferramenta. Esta dissertação procurou conhecer o relacionamento entre fornecedor e varejo com a utilização da ferramenta, identificando as opiniões dos varejistas sobre seus fornecedores e vice-versa, apresentando os principais pontos de divergência e semelhança entre estas opiniões, além de identificar e caracterizar as variáveis do relacionamento entre os parceiros que prejudicam e os que favorecem o processo de Gerenciamento por Categorias. Devido à natureza dos objetivos estabelecidos, foi adotado o método exploratório com base em estudo de caso. Foram analisados uma rede de varejo supermercadista e dois fornecedores de categorias distintas: café e limpeza. Utilizaram-se questionários eletrônicos estruturados e entrevistas para levantamento das informações. Foi possível identificar pontos convergentes e divergentes quanto ao conceito de parceria, mostrando a necessidade de alinhamento em alguns aspectos fundamentais do conceito para melhor atendimento das expectativas dos parceiros. O tempo de parceria e a utilização de um instrumento legal menos formal (maior interação interpessoal) mostraram afetar negativamente o relacionamento. Os principais problemas levantados no estudo são referentes às variáveis: comunicação, investimento específico, comprometimento, confiança e cooperação, contradizendo o que estas empresas afirmam ser importante para uma boa relação de parceria. O relacionamento entre fornecedor e varejo no Gerenciamento por Categorias precisa ser mais bem desenvolvido, estimulando o maior envolvimento dos parceiros, principalmente os varejistas que se mostram com menor empenho no desenvolvimento do relacionamento e da ferramenta. Embora existam divergências entre os parceiros, as empresas participantes deste estudo disseram estar satisfeitas quanto aos resultados obtidos com a implantação do Gerenciamento por Categorias.
  • DOI: 10.11606/D.12.2010.tde-04012011-111005
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Data de criação/publicação: 2010-12-14
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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