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Jovens assentados: história de vida e projetos de futuro em um assentamento no litoral do Ceará

Zakabi, Denise

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia 2018-10-05

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Jovens assentados: história de vida e projetos de futuro em um assentamento no litoral do Ceará
  • Autor: Zakabi, Denise
  • Orientador: Schmidt, Maria Luisa Sandoval
  • Assuntos: Ambientes Rurais; Projeto De Vida; Narrativa.Jovens; Migração Humana; Assentamento Rural; Life Project; Human Migration; Narrative; Rural Environments; Rural Settlement; Young People
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Esta pesquisa foi realizada em um assentamento no litoral do Ceará. Este tem sido local de conflitos pela terra desde a sua formação, nos anos oitenta. Foi conquistado a partir da luta de trabalhadores, com apoio das Comunidades Eclesiais de Base. Atualmente, por se tratar de uma região litorânea, os conflitos têm ocorrido contra grandes empreendedores do turismo e a implantação de indústrias eólicas. Para se fortalecer, a comunidade tem recebido apoio de organizações religiosas, não-governamentais e do Movimento Sem-Terra.Elaborou-se esta pesquisa com o objetivo de conhecer a história devida dos jovens desse assentamento e de comunidades ao redor. Esse objetivo foi buscado através de observação participante de atividades comunitárias,entrevistas semiestruturadase intervenções como rodas de conversa e plantões psicológicos.Essasatividades ocorreram principalmente na escola do campo. A existência dessa escola favoreceque os jovens continuem os estudos até o ensino médio.As disciplinas específicas voltadas para agroecologia foram valorizadas pelos estudantes, como forma de melhorar seu cultivo. Foram observados conflitos entre estudantes, funcionários, corpo docente e direção,pela dificuldade em superar relações hierárquicas e estabelecer relações horizontais,apesar de haver espaços na escola para discussão democrática, situação a qual reflete a sociedade capitalista na qual a escola está inserida.Também se observou que as relações de gênero remetem à masculinidade e à feminilidade hegemônicas e definem de forma rígida os valores e papéis associados ao homem e à mulher. Essas relações podem ser opressivas tanto para homens como para mulheres, e gerar sofrimento e discriminação para quem se diferencia dos padrões definidos.Todos os jovens com os quais se conversou demonstraram um sentimento de enraizamento à sua comunidade. Pensar sobre o futuro pode ser angustiante diante de condições instáveis e imprevisíveis devido à falta de políticas públicas voltadas para garantia de direitos desta população. Lamentam-se por precisarem se deslocar para outra cidade para ampliar sua formação com uma graduação. Quase todos desejam que sejaum deslocamento temporário, pois pretendem voltar para a comunidade, considerada continuidade de suas casas.Os jovens do assentamento relataram maior união da comunidade e mobilização contra a entrada de grandes empresas de turismo e de outros empreendimentos, comparados a jovens de comunidades vizinhas.Mesmo com essas diferenças, os jovens do assentamento também relatam transformações nas relações dentro da comunidade, de trocas de produtos e serviços por generosidade para trocas comerciais por dinheiro.Por fim, esta tese mostrou os benefícios de uma pesquisa-intervenção para uma comunidade e uma instituição, quando alguém se disponibiliza a uma escuta atenta para refletir sobre questões pessoais e comunitárias. Apresentou possibilidades de uma comunidade com uma organização coletiva que, apesar dos conflitos e dificuldades enfrentados, luta para superar a desigualdade e as injustiças inerentes ao capitalismo. Registrou a importância de políticas públicas voltadas para as pessoas do campo, particularmente a juventude,no caso específico deste assentamento, para enriquecer sua formação profissional e política
  • DOI: 10.11606/T.47.2019.tde-17122018-173408
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
  • Data de criação/publicação: 2018-10-05
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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