skip to main content

ART uma realidade na clínica odontológica

F. S. Lucena L. V Nunes; D. F. G Araújo; M. S Alencar; R. F Rodrigues; Linda Wang; COB - Congresso Odontológico de Bauru “Prof. Dr. José Humberto Damante” (27. 2014 Bauru); International Meeting “Erosion" (2. 2014 Bauru); Encontro de 30 anos do PET-FOB/USP (1. 2014 Bauru)

Anais Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru - USP, 2014

Bauru Faculdade de Odontologia de Bauru - USP 2014

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    ART uma realidade na clínica odontológica
  • Autor: F. S. Lucena
  • L. V Nunes; D. F. G Araújo; M. S Alencar; R. F Rodrigues; Linda Wang; COB - Congresso Odontológico de Bauru “Prof. Dr. José Humberto Damante” (27. 2014 Bauru); International Meeting “Erosion" (2. 2014 Bauru); Encontro de 30 anos do PET-FOB/USP (1. 2014 Bauru)
  • Assuntos: CIMENTOS DE IONÔMEROS DE VIDRO; RESTAURAÇÃO DENTÁRIA PERMANENTE; TRATAMENTO RESTAURADOR ATRAUMÁTICO
  • É parte de: Anais Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru - USP, 2014
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: O tratamento restaurador atraumático (ART) é uma técnica restauradora definitiva baseada na filosofia originalmente criada para levar o tratamento odontológico a áreas de pouco acesso. Caracterizou-se por permitir a realização de procedimentos odontológicos em um ambiente extra-consultório com uso de instrumentos não rotatórios. Entretanto, além dos benefícios trazidos pela ampliação do alcance social, o que determina melhoria nas condições de saúde bucal da população, o ART tornou-se consagrado e estendeu sua aplicação dentro do consultório odontológico, como um meio de diminuir a ansiedade e medo do paciente causados pela abordagem convencional. Diante destes benefícios, a realização da técnica exige uma correta indicação e domínio para assegurar o seu sucesso. O presente trabalho objetiva descrever a correta técnica para realização de selamento de cicatrículas e fissuras utilizando o ART, incluindo o correto diagnóstico do dente a ser tratado, o protocolo clínico e os possíveis erros que podem levar ao insucesso e/ou menor longevidade do tratamento, desde a manipulação do material, o cimento de ionômero de vidro (CIV) de alta viscosidade até o ajuste oclusal final. O sucesso clínico pode ser mensurado através da experiência positiva relatada pelo paciente, que inicialmente apresentou-se ansiosa e após o tratamento saiu do consultório mais segura e confiante. Após o exposto, é possível concluir que o ART é um tratamento de baixo custo, rápido e de fácil aplicação e quando corretamente indicado e utilizado, pode alcançar altos índices de sucesso, com excelentes taxas de longevidade
  • Editor: Bauru Faculdade de Odontologia de Bauru - USP
  • Data de criação/publicação: 2014
  • Formato: p. 127.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.