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Aprendizagem motora em tarefa virtual na Paralisia Cerebral

Massetti, Thais

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina 2015-05-25

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Aprendizagem motora em tarefa virtual na Paralisia Cerebral
  • Autor: Massetti, Thais
  • Orientador: Monteiro, Carlos Bandeira de Mello
  • Assuntos: Atividade Motora; Desempenho Psicomotor; Interface Usuário-Computador; Terapia De Exposição À Realidade Virtual; Paralisia Cerebral; Reabilitação; User-Computer Interface; Rehabilitation; Psychomotor Performance; Motor Activity; Cerebral Palsy; Virtual Reality Exposure Therapy
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Com o aumento da acessibilidade à tecnologia, programas de reabilitação para pessoas com paralisia cerebral (PC) usam cada vez mais ambientes de realidade virtual para melhorar o desempenho e a prática motora. Sendo assim, é importante verificar se a melhoria de desempenho em uma tarefa praticada em ambiente com característica virtual pode ser observado quando esta mesma tarefa for praticada em ambiente com característica real. Para analisar esta questão, foram avaliadas 64 pessoas, das quais 32 com PC e 32 com desenvolvimento típico (DT), ambos os grupos submetidos a duas tarefas de timing coincidente: a) tarefa em ambiente com característica real (com contato físico), na qual era necessário \"interceptar\" um objeto virtual que se movimentava na tela do computador, e no momento em que este objeto chegasse ao ponto de interceptação as pessoas deveriam pressionar a barra de espaço no teclado; b) tarefa em ambiente com característica virtual (sem contato físico), na qual as pessoas foram instruídas a \"interceptar\" o objeto virtual, fazendo um movimento com a mão sob uma webcam (ambiente virtual). Os resultados indicaram que as pessoas com PC apresentaram menor acurácia do que as pessoas com desenvolvimento típico, no entanto melhoraram seu desempenho durante a tarefa. É importante ressaltar que os resultados também mostraram que depois de praticar a tarefa sem contato físico, o desempenho das pessoas com PC na tarefa com contato físico manteve-se pior do que o desempenho de pessoas que praticaram a primeira tarefa com contato físico. Podemos concluir que a utilização de ambientes virtuais para reabilitação motora em pessoas com PC deve ser considerada com cautela, já que o ambiente em que a tarefa é realizada apresenta implicações importantes na aprendizagem desta população
  • DOI: 10.11606/D.5.2015.tde-11082015-163025
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina
  • Data de criação/publicação: 2015-05-25
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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