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O art déco na Obra Getuliana. Moderno antes do modernismo

Reis, Márcio Vinicius

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2014-05-23

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O art déco na Obra Getuliana. Moderno antes do modernismo
  • Autor: Reis, Márcio Vinicius
  • Orientador: Lemos, Carlos Alberto Cerqueira
  • Assuntos: Agências Postais E Telegráficas; Sanatórios Para Turberculosos; Art Déco; Edifícios Públicos; Exposições; Moderno; Obra Getuliana; Public Buildings; Postal And Telegraph Agencies; Modern; Exhibitions; Art Deco; Sanatoriums For Turberculosis
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Trata-se de estudo investigativo de mão dupla acerca do art déco enquanto expressão primaz do moderno - não modernista - na Obra Getuliana, que assinalada pelos inúmeros edifícios públicos erigidos no período de 1930 a 1945, contribuiu para disseminá-lo no país. A princípio buscou-se explicitar em forma de panorama, uma parcela da vultosa produção arquitetônica oficial desse período, a cargo das seções de engenharia e arquitetura dos ministérios civis. Para tal, recorreu-se ao universo das exposições propagandísticas das realizações do governo estadonovista, ocorridas a partir de 1938 no antigo Distrito Federal, nas quais a Obra Getuliana esteve em evidência. A saber: Exposição do 30º aniversário do Ministério da Viação e Obras Públicas (1938); Exposição do Estado Novo (1938); Exposição do Ministério da Guerra (1941); e Exposição de Edifícios Públicos (1944). Como meio de se atestar o proposto, particularizou-se as produções do Ministério da Viação e Obras Públicas (MVOP) e Ministério da Educação e Saúde (MES), centradas respectivamente na arquitetura postal do Departamento de Correios e Telégrafos (DCT) e hospitalar relativa aos sanatórios para tuberculosos. Intentou-se também remontando o \"sistema de obras\" criado em 1939 para coordenar a referida produção oficial, e gerido pelo Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), entendê-la como alvo da política de racionalização dos serviços públicos pelo órgão máximo do executivo. Evidenciar as preocupações arquitetônicas oficiais relacionadas à estética e monumentalidade requeridas para os edifícios públicos nascidos dentro de um contexto político autoritário, mas progressista, foi outra forma de se averiguar a preponderância do art déco na Obra Getuliana. Nesse quesito, lançou-se mão da Revista do Serviço Público (1937-), veículo de comunicação entre Governo e funcionalismo, e de importantes registros da Obra e seu \"sistema\".
  • DOI: 10.11606/T.16.2014.tde-16102014-111348
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2014-05-23
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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