skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Atendimento multiprofissional ao paciente hipertenso; Multiprofessional approach to hypertensive patients

Jardim, Paulo César Brandão Veiga; Sousa, Ana Luiza Lima; Monego, Estelamaris Tronco

Medicina (Ribeirao Preto); Vol. 29 No. 2/3 (1996); 232-238

Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto 1996-09-30

Acesso online

  • Título:
    Atendimento multiprofissional ao paciente hipertenso; Multiprofessional approach to hypertensive patients
  • Autor: Jardim, Paulo César Brandão Veiga; Sousa, Ana Luiza Lima; Monego, Estelamaris Tronco
  • Assuntos: Hypertension; Patient Care Team; Health Education; Hipertensão; Equipe De Assistência Ao Paciente; Educação Em Saúde
  • É parte de: Medicina (Ribeirao Preto); Vol. 29 No. 2/3 (1996); 232-238
  • Descrição: One of the most important difficulties in treatment of hypertension is the compliance to treatment. The approach of hypertensive patients by differents professionals improve the compliance to treatment. A good estrategie to achieve this goal is to organize multiprofessional team. All kind of health professional can participate of the team (phisicians, nurses, nutritionists, members of social service, psychologists, physical trainers, administrative staff) but not all are necessary to begin the team. The most important thing is the uniformity of comportament and of information to the patients. This approach improve the compliance and give benefits in concerning high blood pressure and others cardiovascular risk factors.
    Os maiores problemas do tratamento da hipertensão arterial estão relacionados com a observância às orientações instituídas, sejam elas medicamentosas ou não. O atendimento dos hipertensos por diferentes profissionais, trabalhando conjuntamente melhora, em muito, a adesão à terapêutica recomendada. A alternativa mais adequada para este tipo de atuação é a formação de equipes multiprofissionais. A composição de uma equipe multiprofissional pode ser efetivada em qualquer serviço de saúde. Do grupo poderão fazer parte todos os indivíduos existentes no serviço e que tenham contato com os pacientes (médicos, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos, professores de Educação Física e funcionários administrativos). Para a formação da equipe, não é necessário contar com todos os tipos de profissionais, mas aqueles disponíveis em cada local, desde que estejam imbuídos dos mesmos ideais de atendimento conjunto. É importante a unidade de atuação e o treinamento adequado. As tarefas de cada um são específicas, mas em diversos momentos ocorre um imbricamento natural de funções o que será revertido em benefício dos pacientes. Estes, sendo submetidos a um volume muito maior de informações sobre seus males e como evitá-los, acabarão por incorporar hábitos mais adequados e serão, efetivamente, elementos ativos no seu tratamento. Vale por fim destacar que este tipo de atuação propiciará aos indivíduos uma assistência de melhor qualidade, não só no caso da hipertensão mas também na abordagem de qualquer tipo de patologia médica.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/743/756
  • Editor: Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 1996-09-30
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.