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Corpos negros e seus saberes no chão da escola: oralitura e escrevivência por uma educação decolonial

Monteiro, Deborah

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2019-11-21

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Corpos negros e seus saberes no chão da escola: oralitura e escrevivência por uma educação decolonial
  • Autor: Monteiro, Deborah
  • Orientador: Zimmermann, Ana Cristina
  • Assuntos: Escrevivência; Lei 10.639/03; Educação Decolonial; Educação Antirracista; Descolonização Epistêmica; Literatura Negra; Oralitura; Pedagogias Decoloniais; Justiça Cognitiva; Oraliture; Law 10.639/03; Antiracist Education; Epistemic Decolonization; Decolonial Pedagogies; Decolonial Education; Cognitive Justice; Black Literature; Writing
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Corpos negros, tão enrijecidos e violentados pela colonialidade e por um sistema de ensino baseado nela, precisam estar no centro de uma reconstrução curricular que reconecte, epistemologicamente, corpo e mente, uma vez que estes são entendidos como inseparáveis na perspectiva afro-brasileira. Por isso, faz-se necessário que olhemos para os movimentos negros, as rodas de capoeira e os terreiros, por exemplo, como espaços educativos e que aprendamos com eles a ensinar tocando todos os sentidos, desafiando, assim, a colonialidade do saber. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa-embarcação é estudar expressões da narratividade corporal negra brasileira oralitura (MARTINS, 2003), saber ancestral valioso tão pouco reconhecido pela epistemologia eurocêntrica e colonial entendendo as relações desta com a escrevivência (EVARISTO, 2017) e defendê-las, ambas, como conhecimentos essenciais à descolonização dos currículos escolares. Nessa viagem, partimos de nossos próprios corpos viventes no mundo, observamos a agência educativa decolonial da população negra e refletimos sobre os conceitos de oralitura e escrevivência em suas potencialidades decoloniais. No chão da escola, experimentamos práticas comprometidas com a aplicação da lei 10.639/03 que contemplam nossos conceitos principais, a fim de investigar as possibilidades de combate ao racismo escolar e à colonialidade. Acreditamos que as práticas investigadas foram importantes para constatar a potência que a oralitura e a escrevivência têm na descolonização dos saberes escolares, pela mobilização que promovem na escola ao privilegiar a corporeidade negra como princípio metodológico do ensinoaprendizagem.
  • DOI: 10.11606/D.48.2019.tde-05102020-143643
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2019-11-21
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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