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Aprendizagem e equilíbrio integral como promoção de saúde a arte como invenção

Gabriela Lourenço Monteiro Betschart Maria de Fátima Prado Fernandes; Mostra de Monografias de Conclusão de Curso da EEUSP (16. 5-7 dez. 2012 São Paulo); Mostra de Trabalhos de Iniciação Científica sobre o Ensino de Graduação (1. 5-7 dez. 2012 São Paulo)

Resumos São Paulo, 2012

São Paulo 2012

Localização: EE - Escola de Enfermagem    (FERNANDES, M. de F. P. doc 26 )(Acessar)

  • Título:
    Aprendizagem e equilíbrio integral como promoção de saúde a arte como invenção
  • Autor: Gabriela Lourenço Monteiro Betschart
  • Maria de Fátima Prado Fernandes; Mostra de Monografias de Conclusão de Curso da EEUSP (16. 5-7 dez. 2012 São Paulo); Mostra de Trabalhos de Iniciação Científica sobre o Ensino de Graduação (1. 5-7 dez. 2012 São Paulo)
  • Assuntos: EDUCAÇÃO; ARTES; PROMOÇÃO DA SAÚDE
  • É parte de: Resumos São Paulo, 2012
  • Notas: Online
  • Descrição: O presente trabalho teve como principal objetivo estudar e compreender o movimento e a permeabilidade da arte como invenção no processo de aprendizagem da criança pequena, e suas possíveis influências para o desenvolvimento da formação integral associada à promoção da saúde. Estudos envolvendo a arte, a psicologia, a antroposofia, a filosofia, a educação e a saúde, fizeram parte da minha trajetória trazendo aporte epistemológico e científico, que ajudou na reflexão sensível para vivenciar e entender as situações das áreas de educação e de enfermagem em estágios curriculares. Este estudo caracteriza-se como um ensaio reflexivo, a partir de uma visão holística da criança e um olhar sensível sobre ela, envolvendo o mundo da arte, da escola e da saúde. A pesquisa foi sistematizada por meio de fichas temáticas, conforme sugere Eco (2001), com o intuito de reunir os dados pertinentes e facilitar o desenvolvimento de relações entre os conceitos advindos dos diversos autores pesquisados, como Duarte Jr. (2003), Martins (1992), Ostrower (2003) e Marasca (2009). Houve a intenção de despertar os saberes sensíveis, valorar o processo criativo no amadurecimento das esferas da inteligência, da emoção e das relações sociais da criança, bem como das relações consigo mesmo, com o outro e com o mundo de forma equilibrada, de modo a contribuir para a melhoria e manutenção das condições de saúde, reconhecendo na arte um importante pilar de conhecimento de si para o desenvolvimento de novas potencialidades.
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2012
  • Formato: Resumo.
  • Idioma: Português

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