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Estratégias de aprendizagem no ensino individualizado em alemão como língua estrangeira em uma escola bilíngue teuto-brasileira

Kathen, Carla Letícia Ten

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2016-11-18

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Estratégias de aprendizagem no ensino individualizado em alemão como língua estrangeira em uma escola bilíngue teuto-brasileira
  • Autor: Kathen, Carla Letícia Ten
  • Orientador: Simões, Jose da Silva
  • Assuntos: Autonomia; Ensino Individualizado; Estratégias De Aprendizagem; Heterogeneidade; Autonomy; Heterogeneity; Individualized Teaching; Learning Strategies
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este trabalho intitulado como Estratégias de aprendizagem no ensino individualizado em alemão como língua estrangeira em uma escola bilíngue teuto-brasileira tem o objetivo de investigar em que medida as estratégias de aprendizagem de ensino individualizado auxiliam o aprendiz a se tornar mais autônomo em relação ao seu próprio aprendizado. Para responder a essa pergunta, o ponto de partida foi uma revisão bibliográfica, que buscasse contextualizar o ensino de língua alemã de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para as Línguas Estrangeiras (2000) e com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (2014). Ao mesmo tempo, procurou-se selecionar as definições que mais correspondiam a uma aprendizagem autônoma e os diferentes tipos de estratégias de aprendizagem de ensino individualizado. O grupo de participantes deste trabalho é constituído por alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola particular na cidade de São Paulo. Os participantes da pesquisa são alunos recém-ingressados no colégio e têm variados conhecimentos de alemão. Portanto, trata-se de uma classe bastante heterogênea. Finalmente, após a aplicação de um questionário que visava criar um perfil dos alunos e verificar seus conhecimentos prévios sobre estratégias de aprendizagem, aplicou-se estratégias de aprendizagem de ensino individualizado promotoras de autonomia e que, ao mesmo tempo, motivassem os alunos no estudo eficaz da língua alemã. As estratégias escolhidas para serem aplicadas foram aquelas previstas pelo Currículo de Competências e Estratégias do Colégio que os alunos participantes da pesquisa menos conheciam. Os dados coletados através dos questionários e das observações feitas durante a aplicação das estratégias apontam para a ideia de que os alunos conhecem várias estratégias e estão dispostos a continuar ampliando seu rol de estratégias. Além disso, é possível afirmar que, após a vivência com as estratégias de aprendizagem, os alunos afirmam sentir-se mais responsáveis pelo seu próprio aprendizado. O grupo de participantes revela através do seu interesse e da sua participação nas atividades propostas e também através de comentários que as estratégias lhe ajudam a ser mais autônomos, pois os alunos afirmam poder utilizar as estratégias aprendidas também em outros contextos de aprendizagem.
  • DOI: 10.11606/D.8.2017.tde-14032017-144855
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2016-11-18
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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