skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Produção Intelectual da USP
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Produção Intelectual da USP
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Análise comparativa do encadeamento de viagens de três áreas urbanas
Sousa, Pablo Brilhante De
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos 2004-03-22
Acesso online
Exibir Online
Detalhes
Resenhas & Tags
Mais Opções
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Análise comparativa do encadeamento de viagens de três áreas urbanas
Autor:
Sousa, Pablo Brilhante De
Orientador:
Kawamoto, Eiji
Assuntos:
Análise De Demanda
;
Mineração De Dados
;
Padrões De Viagens
;
Viagens Encadeadas
;
Data-Mining
;
Demand Analysis
;
Travel Patterns
;
Trip-Chaining
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
O objetivo principal deste trabalho é identificar se e como as áreas urbanas interferem nos padrões de viagens encadeadas dos viajantes urbanos. Para atingir os objetivos, as diferenças e similaridades notadas entre os principais grupos socioeconômicos das áreas urbanas em relação aos padrões de viagens encadeadas serão discutidas. O método para comparação dos comportamentos relacionados às viagens encadeadas baseia-se na compatibilização das variáveis das três áreas e posterior aplicação do minerador de dados denominado Árvore de Decisão e Classificação, disponível no pacote estatístico S-Plus 6.1. As viagens encadeadas foram representadas através da codificação inicialmente proposta por Ichikawa (2002) e ampliada por Pitombo (2003). Foram codificados os motivos, modos e período do dia em que cada viagem foi realizada. A análise foi baseada nas pesquisas origem-destino realizadas na região metropolitana de São Paulo pelo Metrô-SP, em 1997, na região metropolitana de Belém pela JICA/Governo do Estado do Pará, em 2000, e na cidade de Bauru pela EMDURB, em 1997. Concluiu-se que, em geral, o comportamento de viajantes urbanos são influenciados pelas políticas urbanas regionais, características socioeconômicas e espaciais de cada região.
DOI:
10.11606/D.18.2004.tde-18022011-112158
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos
Data de criação/publicação:
2004-03-22
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
Teses e Dissertações USP
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript