skip to main content

Boland e Yeats: Diálogos poéticos irlandeses; Boland and Yeats: Poetical Irish Dialogues

Santos, Marcel De Lima

ABEI Journal: The Brazilian Journal of Irish Studies; v. 23 n. 2 (2021): ABEI Journal 23.2 Special Issue Eavan Boland — In Her Many Images ; 119-132

Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2021-05-23

Acesso online

  • Título:
    Boland e Yeats: Diálogos poéticos irlandeses; Boland and Yeats: Poetical Irish Dialogues
  • Autor: Santos, Marcel De Lima
  • Assuntos: Poetry; Boland; Yeats; Womanhood; Poesia; Condição Da Mulher
  • É parte de: ABEI Journal: The Brazilian Journal of Irish Studies; v. 23 n. 2 (2021): ABEI Journal 23.2 Special Issue Eavan Boland — In Her Many Images ; 119-132
  • Descrição: O presente texto tem como objetivo revisitar poemas-chave de Eavan Boland e William Butler Yeats a fim de reunir as vozes aparentemente antagônicas de seus autores, para que se possa compreender os diálogos que permeiam tais representações estéticas e suas complexidades ao tratar de temas como amor, lenda, morte, mito e a condição da mulher. É como se ao escrever para lembrar o sujeito de que não deve esquecer sua existência anterior como objeto, Boland entregasse sua realização poética possivelmente como uma forma de romper o antigo território patriarcal em que o sexual houvesse, há muito tempo, dominado o erótico. Desse modo, o leque de renda preta que sua mãe lhe deu desestabiliza a terra orientada para o masculino da poesia irlandesa e a transcende, não como o pássaro dourado Yeatsiano de Bizâncio, mas como “o melro nesta primeira manhã abafada”, até que ela finalmente possa encontrar uma voz para expressar plenamente sua condição de mulher irlandesa.
    The present text aims at revisiting key poems by Eavan Boland and William Butler Yeats in order to bring together the apparently politically antagonistic voices of their authors, so that one can possibly understand the poetical dialogues that pervade such aesthetic representations and their complexities in dealing with themes such as love, legend, death, myth and womanhood. As if writing to remind one of the subject that should not forget her previous existence as object, Boland delivers her poetic achievement as a way to possibly disrupt the old patriarchal territory in which the sexual had overwhelmed the erotic for so long. And hence the black lace fan her mother gave her unsettles the male oriented land of Irish poetry and transcends it, not like the golden Yeatsian bird of Byzantium but like “the blackbird on this first sultry morning” until she can finally find a voice to fully express her Irish womanhood.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/abei/article/view/197756/182128
  • Editor: Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2021-05-23
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.