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O impacto de um programa de visitação domiciliar no desenvolvimento da linguagem em crianças de um ano de idade

Silva, Renata Amável Da

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina 2023-05-24

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O impacto de um programa de visitação domiciliar no desenvolvimento da linguagem em crianças de um ano de idade
  • Autor: Silva, Renata Amável Da
  • Orientador: Polanczyk, Guilherme Vanoni
  • Assuntos: Vulnerabilidade Social; Desenvolvimento Infantil; Gestos; Programa De Visitação Domiciliar; Mães Adolescentes; Linguagem; Social Vulnerability; Language; Home Visiting Program; Gestures; Child Development; Adolescent Mothers
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Objetivo: Testar a eficácia de um programa de visitação domiciliar (PVD) realizado por enfermeiras no desenvolvimento da linguagem em bebês filhos de mães vulneráveis no primeiro ano de vida. Método: Foi conduzido um ensaio clínico randomizado para testar a eficácia de um PVD direcionado para mães adolescentes moradoras de regiões vulneráveis de São Paulo, Brasil. Oitenta adolescentes gestantes foram incluídas e randomizadas para participar do programa de visitação (intervenção, n=40) ou receber cuidados usuais (grupo controle, n=40). O PVD foi realizado por enfermeiras capacitadas iniciando na 16ª semana de gestação e seguindo até que o bebê completasse 24 meses. As participantes foram avaliadas por entrevistadores cegos na 8ª-16ª e 30ª semana gestacional e aos 3, 6 e 12 meses de idade do bebê. Medidas de desenvolvimento da criança foram realizadas pela BSID-III. Aos 12 meses da criança, uma filmagem foi realizada entre a mãe e o bebê com atividades livres e direcionadas e duração média de 14 minutos. Esta filmagem foi transcrita e teve a linguagem produzida pelas mães e bebês analisadas pelo software CLAN. O tamanho do efeito da intervenção foi calculado a partir do cálculo de d de Cohen. Utilizou-se a correlação de Spearman para analisar as variáveis maternas correspondentes às das crianças. Resultados: Nossa análise indicou efeito positivo e significativo da intervenção na em relação a linguagem expressiva das crianças aos 12 meses (d=0,61, IC 95% [0.05 1.18]), aos gestos de apontar (d=0,41, IC 95% [-0,15 - 0,97]) e ao número de palavras diferentes produzidas (d=0,26, IC 95% [-0,30 - 0,82]). Conclusão: O PVD desenhado mostrou-se efetivo em melhorar a linguagem verbal e não-verbal de bebês filhos de mães adolescentes oriundas de regiões vulneráveis
  • DOI: 10.11606/D.5.2023.tde-28082023-163545
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina
  • Data de criação/publicação: 2023-05-24
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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