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Padrões para registro de diagnósticos de enfermagem segundo a Norma ISO 18104:2014 desenvolvimento e avaliação de Tecnologia Educacional Digital

Souza, Cibele Cirino De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto 2020-02-14

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Padrões para registro de diagnósticos de enfermagem segundo a Norma ISO 18104:2014 desenvolvimento e avaliação de Tecnologia Educacional Digital
  • Autor: Souza, Cibele Cirino De
  • Orientador: Pereira, Marta Cristiane Alves
  • Assuntos: Processo De Enfermagem; Registros De Enfermagem; Registros Eletrônicos De Saúde; Tecnologia Educacional; Educational Technology; Electronic Health Records; Nursing Process; Nursing Records
  • Notas: Mestrado Profissionalizante
  • Descrição: A Norma ISO 18.104 estabelece padrões para apoiar os registros de saúde em sistemas informatizados, auxiliando na formação de expressões diagnósticas e de ações de enfermagem. Nesse sentido, é um modelo unificado de terminologia de referência que pretende promover a padronização de termos e classificações, promover a qualificação dos registros na prática assistencial e favorecer a redução de possíveis discrepâncias e inconsistências presentes na comunicação. O objetivo deste estudo foi desenvolver e avaliar uma Tecnologia Educacional Digital, empregando padrões para registros de diagnósticos de enfermagem, segundo a Norma ISO 18104:2014. Trata-se de uma pesquisa metodológica de produção tecnológica, envolvendo o desenvolvimento de software. A tecnologia educacional digital foi desenvolvida tendo como referencial teórico pedagógico Vygotski. A pesquisa contemplou três fases: 1) Desenvolvimento: fase baseada na engenharia de software. 2) Implementação: nessa fase foi requisitado um endereço web para permitir o acesso por meio da internet. 3) Avaliação: realizada por três profissionais da área de Tecnologia de Informação, três enfermeiros assistenciais e três enfermeiros que atuam como professores. As primeiras telas da tecnologia são de apresentação do conteúdo a ser estudado com enfoque na estrutura de categorias para registrar diagnósticos de enfermagem. A seguir, são apresentados dois estudos de casos clínicos com exercícios de fixação; ao final um quadro mostra os erros e os acertos do usuário. Este estudo tem a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. A Tecnologia Educacional Digital, denominada Tecnologia de Diagnóstico para Enfermagem, desenvolvida neste estudo, voltada para a formação e qualificação de enfermeiros, tem potencial para inovação no processo de ensino e aprendizagem dos padrões para registros eletrônicos dos diagnósticos de enfermagem, estabelecidos pela Norma ISO 18104:2014. Ademais, caracteriza-se como ferramenta compatível com as crescentes exigências da sociedade atual, baseada na informação, no conhecimento e no uso exponencial das tecnologias digitais
  • DOI: 10.11606/D.22.2020.tde-06072020-151538
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2020-02-14
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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