skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Busca Geral
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Busca Geral
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
Tipo de recurso
criteria input
qualquer lugar do registro
no título
como autor
no assunto
Data de publicação
lsr01
lsr02
lsr03
lsr04
Orientador
Show Results with:
no título
Show Results with:
qualquer lugar do registro
no título
como autor
no assunto
Data de publicação
lsr01
lsr02
lsr03
lsr04
Orientador
Mostra resultados com:
criteria input
que contêm minhas palavras de busca
com a frase exata
começa com
Mostra resultados com:
Índice
criteria input
E
OU
NÃO
This feature requires javascript
O uso das palavras e gestos durante a construção dos conceitos de sombra e reflexão nas aulas de conhecimento físico
Jackson Neo Padilha Anna Maria Pessoa de Carvalho
2008
Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.
Exibir Online
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
O uso das palavras e gestos durante a construção dos conceitos de sombra e reflexão nas aulas de conhecimento físico
Autor:
Jackson Neo Padilha
Anna Maria Pessoa de Carvalho
Assuntos:
FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Notas Locais:
Programa Interunidades em Ensino de Ciências Modalidades Física, Química e Biologia IF/FE/IQ/IB
Descrição:
Nesta pesquisa, estudamos como, a partir de uma seqüência de atividades de conhecimento físico, os alunos constroem os conceitos de sombra e reflexão através do uso integrado da fala e dos gestos. No embasamento teórico de nossa pesquisa, procuramos através de trabalhos nas áreas da Semiótica, da Lingüística e do Ensino e Aprendizagem, estabelecer uma relação de como essas linguagens (verbal e gestual) se articulam para dar sentido ao vocabulário utilizado no momento da argumentação. Vocabulário este utilizado muitas vezes pelos estudantes com características de uso cotidiano. Além de procurarmos identificar como os alunos constroem os conceitos acima mencionados, nos preocupamos também em evidenciar momentos em que as palavras tomavam significados que se aproximavam do significado científico escolar. Transcrevemos a gravação em vídeo de quatro aulas de conhecimento físico que tinham por finalidade a construção dos conceitos acima mencionados. As gravações foram feitas em uma turma do segundo ano do ciclo fundamental na Escola de Aplicação da Universidade de São Paulo. Para o encontro das respostas, analisamos a transcrição dos dados de forma integrada aos gestos apresentados nos vídeos. Nos momentos que julgamos importantes para este propósito, passamos a transcrição da fala e dos gestos dos alunos e da professora em uma tabela para facilitação de nossa análise
Data de criação/publicação:
2008
Formato:
242 p.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
Acesso ao documento completo
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_VIDEOS),scope:("PRIMO"),scope:(USP_FISICO),scope:(USP_EREVISTAS),scope:(USP),scope:(USP_EBOOKS),scope:(USP_PRODUCAO),primo_central_multiple_fe
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript