skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

O uso das palavras e gestos durante a construção dos conceitos de sombra e reflexão nas aulas de conhecimento físico

Jackson Neo Padilha Anna Maria Pessoa de Carvalho

2008

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O uso das palavras e gestos durante a construção dos conceitos de sombra e reflexão nas aulas de conhecimento físico
  • Autor: Jackson Neo Padilha
  • Anna Maria Pessoa de Carvalho
  • Assuntos: FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa Interunidades em Ensino de Ciências Modalidades Física, Química e Biologia IF/FE/IQ/IB
  • Descrição: Nesta pesquisa, estudamos como, a partir de uma seqüência de atividades de conhecimento físico, os alunos constroem os conceitos de sombra e reflexão através do uso integrado da fala e dos gestos. No embasamento teórico de nossa pesquisa, procuramos através de trabalhos nas áreas da Semiótica, da Lingüística e do Ensino e Aprendizagem, estabelecer uma relação de como essas linguagens (verbal e gestual) se articulam para dar sentido ao vocabulário utilizado no momento da argumentação. Vocabulário este utilizado muitas vezes pelos estudantes com características de uso cotidiano. Além de procurarmos identificar como os alunos constroem os conceitos acima mencionados, nos preocupamos também em evidenciar momentos em que as palavras tomavam significados que se aproximavam do significado científico escolar. Transcrevemos a gravação em vídeo de quatro aulas de conhecimento físico que tinham por finalidade a construção dos conceitos acima mencionados. As gravações foram feitas em uma turma do segundo ano do ciclo fundamental na Escola de Aplicação da Universidade de São Paulo. Para o encontro das respostas, analisamos a transcrição dos dados de forma integrada aos gestos apresentados nos vídeos. Nos momentos que julgamos importantes para este propósito, passamos a transcrição da fala e dos gestos dos alunos e da professora em uma tabela para facilitação de nossa análise
  • Data de criação/publicação: 2008
  • Formato: 242 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.