skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

A presença do teatro no ensino de física

Neusa Raquel de Oliveira João Zanetic

2004

Localização: IF - Instituto de Física    (https://doi.org/10.11606/D.81.2018.tde-27072018-144635 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    A presença do teatro no ensino de física
  • Autor: Neusa Raquel de Oliveira
  • João Zanetic
  • Assuntos: FÍSICA (ESTUDO E ENSINO); TEATRO E EDUCAÇÃO; JOGOS EDUCATIVOS; FILOSOFIA DA CIÊNCIA
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa Interunidades Ensino de Ciência Modalidade Física, Química e Biologia (FE/IF/IQ/IB)
  • Descrição: Neste trabalho se entrelaçam duas temáticas que compõe a estrutura de nossa pesquisa: uma delas é o desafio de possibilitar uma maior humanização do ambiente da sala de aula, em que educandos e educadores sintam-se capazes e responsáveis pela construção solidária do conhecimento; a outra é o fato de que a forma e o conteúdo da física trabalhada no Ensino Médio devem oferecer uma abordagem cultural da física, algumas noções sobre a pesquisa científica e a desmitificação da figura e da função do cientista. Para isso, utilizamos como referenciais teóricos centrais a proposta dos jogos teatrais de Viola Spolin, a filosofia da ciência de Thomas Kuhn e a filosofia educacional emancipadora de Paulo Freire. O primeiro é utilizado para favorecer a partilha de conhecimentos entre professores e alunos explorando, de maneira lúdica, textos sobre atividades científicas que revelem algumas facetas do trabalho do cientista e da ciência. O segundo é empregado para emitir um melhor acompanhamento do desenvolvimento científico através de um olhar epistemológico sobre a física. O terceiro nos permite estabelecer uma ponte entre esses dois referenciais através da educação "problematizadora" e emancipadora. Baseamo-nos na estrutura dos jogos teatrais para criar quinze atividades a partir de textos cujos conteúdos abordam: formação de cientistas, pesquisa científica, ética na ciência e questões sociais ou religiosas que envolvam a atividade científica. (CONTINUA)
    (CONTINUAÇÃO) Apresentamos duas experiências de aplicação dos jogos teatrais: uma realizada com alunos de uma escola pública da Grande São Paulo; e outra com professores em uma oficina realizada na XII Reunión nacional de Educación en Física, em Río Cuarto, na Argentina.
  • Data de criação/publicação: 2004
  • Formato: 173 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.