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Contribuições da disciplina de Elementos e Estratégias para o Ensino de Física no curso de licenciatura do IFUSP

Neves, Graziela Das

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) 2003-09-18

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Contribuições da disciplina de Elementos e Estratégias para o Ensino de Física no curso de licenciatura do IFUSP
  • Autor: Neves, Graziela Das
  • Orientador: Hosoume, Yassuko
  • Assuntos: Física (Estudo E Ensino); Licenciatura; Bachelor; Physics (Study And Teaching)
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa Interunidades em Ensino de Ciências Modalidade Física e Química IF/FE/IQ
  • Descrição: Elementos e estratégias para o Ensino de Física é uma disciplina que foi inserida no currículo da licenciatura do IFUSP em 1993, quando aquele passou por uma reforma, separando-se do curso de bacharelado. Essa disciplina, articulada com mais duas, tomou o lugar da Instrumentação para o Ensino de Física, com o objetivo de promover a interface entre os conhecimentos de Física, de Educação, com o processo ensino-aprendizagem. A disciplina utilizada na pesquisa foi desenvolvida com um recorte particular, que trata a Física como conhecimento construído e estruturado em seus conceitos e relações numa dimensão espacial; a Educação com seu papel transformador, no qual a ciência comparece com seu caráter instrumental e cultural; as diferentes visões dos processos de aprendizagem com seus limites e consistência com uma educação dialógica, e as diferentes estratégias de ensino correspondentes às pesquisas da atualidade, com as suas fundamentações particulares. A pesquisa foi realizada através de entrevistas semi-estruturadas, com uma amostra diversificada de alunos que haviam cursado a disciplina em diferentes anos. O grupo escolhido para a análise de suas respostas já havia tido alguma prática como professor de Física no Ensino Médio. (O grupo escolhido para a análise de suas respostas era formado de alunos que já haviam tido alguma prática como professores de Física no Ensino Médio.) O nosso objetivo foi investigar a natureza das contribuições proporcionadas por essas disciplina na formação inicial do professor através da identificação e articulação dos elementos caracterizadores de mudanças nas visões de Física, de Educação e/ou de ensino-aprendizagem. Os resultados da análise indicam que a disciplina, dentre outras contribuições, representou um caráter transformador na formação desses licenciandos. Possibilitou mudanças na visão de Física em vários aspectos, tal como uma nova organização do conhecimento físico ) prévio dos alunos, dando lugar a uma visão de Física mais estruturada, mais conceitual, permitindo a construção de uma visão de totalidade do conhecimento. Verificou-se que esses processo de reconstrução do conhecimento físico envolveu desestruturações bastante significativas. A disciplina proporcionou mudanças também com relação à visão de Educação e de atuação da prática pedagógica. O objetivo do ensino que releva o conteúdo físico foi substituído por uma preocupação em tornar a Física significativa para o mundo do aluno do Ensino Médio. O licenciando passou a olhar o aluno de outro modo, não como depositário de informações mas como construtor de conhecimentos; passou a se preocupar com a aprendizagem e como ela se dá. O significado \"conteúdo de Física a ser abordado no Ensino Médio\", bem como o de \"aprendizagem e de escola\", passaram a ser encarados de outra forma, no sentido de querer despertar prazer na educação, querer fazer com que seus alunos reconheçam o sentido do conhecimento. Podemos dizer que essas disciplina de Elementos e Estratégias para o Ensino de Física teve um papel significativo na formação inicial do professor, pois ao mesmo tempo que ela possibilitou aquisição de novos conhecimentos acerca dos conteúdos de Física, de Educação e de ensino-aprendizagem, causou mudanças de visão importantes no processo de ensino de Física e, também, possibilitou iniciar um processo de reflexão da prática pedagógica em sala de aula.
  • DOI: 10.11606/D.81.2003.tde-23072021-181948
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia)
  • Data de criação/publicação: 2003-09-18
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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