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A cerâmica de figuras negras tasienses no contexto arqueológico múltipla Ártemis e o feminino na Tasos arcaica

Juliana Figueira da Hora Maria Cristina Nicolau Kormikiari Passos

2018

Localização: MAE - Museu Arqueologia e Etnologia    (TESE-MAE v.2 )(Acessar)

  • Título:
    A cerâmica de figuras negras tasienses no contexto arqueológico múltipla Ártemis e o feminino na Tasos arcaica
  • Autor: Juliana Figueira da Hora
  • Maria Cristina Nicolau Kormikiari Passos
  • Assuntos: RELIGIÃO GREGA ARCAICA E CLÁSSICA; CERÂMICA ÁTICA DE FIGURAS NEGRAS -- GRÉCIA ANTIGA; SANTUÁRIOS -- ASPECTOS RELIGIOSOS; ESCAVAÇÃO ARQUEOLÓGICA -- TASSOS -- GRÉCIA ANTIGA
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Arqueologia
  • Descrição: Nosso objetivo neste trabalho foi estudar a cerâmica de figuras negras tasienses como um documento inserido em contextos arqueológicos, parte dos objetos votivos oferecidos em santuários femininos, com destaque para o Artemísion de Tasos. A pesquisa centrou-se em Tasos, uma ilha situada no norte do Egeu, fundada por gregos de Paros. Concentramo-nos no período arcaico, mais especificamente no século VI a.C., auge das produções locais. A partir dos contextos arqueológicos, aprofundados por meio dos relatórios de escavação, analisamos as relações significativas sociais e religiosas que foram estabelecidas entre materiais votivos associados a esta cerâmica de figuras negras tasienses. Essas relações trouxeram elementos que nos permitiram interpretar o multiculturalismo imbricado aos objetos, o mimetismo e as inovações na decoração destas figuras negras, a demanda em termos quantitativos de um tipo de vaso chamado lêcana, objeto que mostrou-se carregado de informações e significados de culto. Além de características que nos revelaram práticas certamente votivas, desveladas pela sua maneira de exposição, pelos traços decorativos, que até o momento apresentam-se exclusivamente documentadas em Tasos. A pesquisa revelou a relação intrínseca ligada às diversas fases de Ártemis, aos ritos de passagem e à proteção da mulher no parto. Também mostrou que a múltipla Ártemis, protetora da mulher, atua no espaço cívico-religioso em conexão com o oîkos. Por fim, enfatizamos que todos os elementos relacionados acima foram embasados por um escopo teórico (conceito de emaranhamento cultural, recepção e inovação cultural) pertinente para alicerçarmos nossa reflexão acerca do que emergiu da documentação material nos contextos documentados arqueologicamente
  • Data de criação/publicação: 2018
  • Formato: 2 v.
  • Idioma: Português

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