skip to main content

Ambientes e organizações virtuais: cultura de segurança e regulação entre o desenvolvimento de programas computacionais e estruturas e processos organizacionais.

Ivanoff, Gregorio Bittar

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2006-08-29

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Ambientes e organizações virtuais: cultura de segurança e regulação entre o desenvolvimento de programas computacionais e estruturas e processos organizacionais.
  • Autor: Ivanoff, Gregorio Bittar
  • Orientador: Spina, Edison
  • Assuntos: Processos Organizacionais De Desenvolvimento De Software; Segurança De Software; Softwares; Software Development Organizational Processes; Softwares Safety And Security
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa Engenharia Elétrica
  • Descrição: Estruturas e processos de desenvolvimento de programas computacionais e estruturas e processos organizacionais que incluem os programas, quando considerados separadamente, resultam em estudos de segurança de programas computacionais que, em geral, levam em conta apenas ambientes e organizações tradicionais. Ambientes e organizações virtuais podem ser utilizados para representar a regulação entre diferentes estruturas e processos, resultando em melhores interpretações sobre o desenvolvimento da segurança de programas computacionais. Esta atividade de pesquisa explora temas de conteúdo, práticas e artefatos como componentes da cultura de segurança em uma organização virtual de pequeno porte voltada para a inovação. Os temas de conteúdo propostos para a organização virtual específica são: adaptabilidade, dependabilidade, compatibilidade, credibilidade, confiança e mobilidade. As práticas e artefatos identificados envolvem, entre outros, a comunicação entre projetistas, desenvolvedores e usuários, a coordenação colaborativa de atividades, a gestão de dependências e o manejo de mudanças e da adaptação. A atividade de pesquisa foi baseada na metodologia Grounded Theory ou Teoria Fundamentada em Dados e identifica como desafios: a falta de adaptação dos programas computacionais a novas circunstâncias do ambiente, a falta de correspondência entre o programa computacional e a realidade, e a falta de credibilidade e confiança nos programas. As conclusões despertam a atenção para a exploração de limites de segurança na relação entre pessoas e programas computacionais, e especificamente, para a mudança de condições perigosas, para a possibilidade da mobilidade virtual em diferentes estruturas e processos, e para a necessidade de apoio à perspectiva de inteligência do ambiente.
  • DOI: 10.11606/D.3.2006.tde-01122006-173728
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2006-08-29
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.