skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Cinema, história pública e educação circularidade do conhecimento histórico em Xica da Silva (1976) e Chico Rei (1985)

Rodrigo de Almeida Ferreira Thais Nívia de Lima e Fonseca; Eduardo Morettin

2014

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Cinema, história pública e educação circularidade do conhecimento histórico em Xica da Silva (1976) e Chico Rei (1985)
  • Autor: Rodrigo de Almeida Ferreira
  • Thais Nívia de Lima e Fonseca; Eduardo Morettin
  • Assuntos: Silva, Chica da 1731?-1796; Chico Rei 1717-1774; CINEMA -- BRASIL; EDUCAÇÃO; FILME HISTÓRICO -- BRASIL; FILME EDUCATIVO
  • Notas: Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação ; Bibliografia
  • Descrição: A tese Cinema, história pública e educação: circularidade do conhecimento histórico em Xica da Silva (1976) e Chico Rei (1985) propõe compreender o filme de gênero histórico no que tange a mediação, divulgação e produção do conhecimento histórico, tanto em espaço escolar, quanto não-escolar. Problematiza-se esse gênero fílmico para o saber histórico a partir da análise dos imaginários sociais presentes nos filmes, construídas na interface entre a historiografia e outros campos narrativos como a literatura, a música e o carnaval. A discussão assinala as dimensões da história pública, considerada como produção e divulgação do conhecimento histórico em diálogo com outras áreas, não necessariamente acadêmicas. Tais reflexões são desenvolvidas a partir da análise dos filmes Xica da Silva (dir. Cacá Diegues, 1976) e Chico Rei (dir. Walter Lima Júnior, 1985). No imaginário social, a trajetória desses ex-escravos é emblemática na história mineira, tendo sido representada em variados suportes narrativos. Os personagens das películas são motes para a narrativa fílmica abordar aspectos sócio-históricos do período da América Portuguesa, sobretudo, de Minas Gerais no século XVIII. O filme de gênero histórico permite, ainda, observar o contexto temporal de sua produção e veiculação. No caso, ambos os filmes foram realizados durante a ditadura civil-militar brasileira, abordando o período por meio de alegorias, metáforas, sugestões e/ou chistes. A pesquisa está inscrita em um cenário transdisciplinar: áreas da educação, da história e do cinema. A análise fílmica, sob o prisma da relação entre a produção acadêmica e a educação para além do espaço escolar, foi estruturada nos seguintes pontos: 1º) a construção das narrativas cinematográficas em diálogo com as formas de representações históricas como expressão de história pública; 2º) o papel
  • Data de criação/publicação: 2014
  • Formato: 398 p il.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.