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Processo estratégico na criação e implantação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP: esquema analítico e evidências empíricas

Palacios, Fernando Antonio Colares

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade 2011-06-06

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Processo estratégico na criação e implantação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP: esquema analítico e evidências empíricas
  • Autor: Palacios, Fernando Antonio Colares
  • Orientador: Almeida, Martinho Isnard Ribeiro de
  • Assuntos: Estratégia Organizacional - Análise; Universidade Pública; Analytical Scheme; Strategic Process; University
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Ao constatar a complexidade e a especificidade dos processos organizacionais em universidades, a tese procurou responder à questão central de como ampliar a capacidade de análise, interpretação e explicação do processo estratégico ocorrido quando da criação e implantação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), na Universidade de São Paulo (USP). Para tanto, o objetivo geral foi elaborar um esquema analítico capaz de estruturar os elementos intervenientes e propiciar significados aos pesquisadores e aos estrategistas sobre o processo ocorrido na EACH. Propunha-se, de forma específica, responder questões tipo: como caracterizar o processo estratégico, quais os agentes, os recursos organizacionais e as relações contextuais envolvidos e de que forma se combinaram nas ações. A estratégia foi analisada como uma construção social, na qual o ser humano é um potencial agente de transformação social. A tese fundamentou-se nas teorias sociológicas de Giddens (2003) e Sztompka (2005) e nos estudos organizacionais sobre processo. Ainda no campo da estratégia, explorou tipologias de formação e implementação. Utilizando metodologia interpretativa procurou identificar as contradições dialéticas geradas pela interação de agentes em eventos delimitados, imersos em uma realidade histórica, social e cultural. Foram realizadas entrevistas, pesquisa documental e técnicas de observação durante dois anos para a obtenção dos dados da pesquisa. O esquema analítico foi elaborado a partir de três dimensões principais: agentes, contexto e sistemas organizacionais. Na sua aplicação, foram analisados dois eventos constituintes do episódio de criação e implantação da nova unidade: 1) elaboração do projeto da EACH e 2) elaboração do curso de mestrado em sistemas complexos. Os resultados podem ser assim resumidos: a) o esquema analítico mostrou-se capaz de captar e retratar a complexidade do processo na EACH; b) o processo estratégico, nos eventos analisados, caracterizou-se como racional e formal, em determinados momentos, e como um processo negociado e em construção permanente; c) gestores e professores foram agentes principais, sendo influenciados por valores como autonomia e legitimidade; d) fatores organizacionais como cultura da USP, formas de liderança, poder e estruturas formais e não-formais mostraram-se muito influentes, assim como, o contexto histórico e social; e) constatou-se que os modelos organizacionais de análise da universidade conseguem captar apenas partes da complexidade do processo. São apresentadas proposições para a USP no intuito de contribuir para a efetivação do projeto. Espera-se que a tese contribua para ampliar o campo de pesquisa integrando os estudos educacionais aos estudos organizacionais.
  • DOI: 10.11606/T.12.2011.tde-28092011-194527
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Data de criação/publicação: 2011-06-06
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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