skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

A RELAÇÃO ENTRE FÍSICA E MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM TEÓRICO-METODOLÓGICA

Dos Reis, Júlio César ; Lima Santana, Ian ; Santos Lemos, Luan

Revista Binacional Brasil - Argentina, 2022-12, Vol.11 (2), p.112-135 [Periódico revisado por pares]

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    A RELAÇÃO ENTRE FÍSICA E MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM TEÓRICO-METODOLÓGICA
  • Autor: Dos Reis, Júlio César ; Lima Santana, Ian ; Santos Lemos, Luan
  • Assuntos: Ensino Médio ; Ensino-Aprendizagem ; Física ; Matemática
  • É parte de: Revista Binacional Brasil - Argentina, 2022-12, Vol.11 (2), p.112-135
  • Descrição: O presente artigo tem como objetivo analisar o ensino de Física e Matemática com embasamento teórico-metodológico e histórico a partir de materiais voltados à pesquisa da relação entre esses dois campos de estudo (KARAM, 2007; 2009; 2015). Percebe-se que em muitos casos a Física é ensinada visando apenas a aplicação direta de “fórmulas” matemáticas, sem que o contexto real do problema, muito menos a explicação física da utilização dessas equações, sejam devidamente explicados (MOREIRA, 2017; 2021a; 2021b). Tal fenômeno leva o estudante a não entender a necessidade de estudar Física em um contexto em que eles já estudam Matemática. Por esse motivo, apresenta-se neste trabalho, com alguns exemplos e por meio de uma metodologia qualitativa, como que tais disciplinas possuem relações e como podem ser pensadas para o ensino médio, para ao menos tentar promover o processo de ensino-aprendizagem dessas matérias, que são importantes para a formação crítica e lógica dos estudantes para atuarem no mundo moderno.
  • Editor: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Idioma: Inglês;Espanhol

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.