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Atitudes em relação à saúde e o comportamento de compra de produtos orgânicos entre funcionários e alunos de uma instituição pública de ensino superior de São Paulo/SP

Segri, Gabriela Salvatte De Oliveira

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública 2015-10-19

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Atitudes em relação à saúde e o comportamento de compra de produtos orgânicos entre funcionários e alunos de uma instituição pública de ensino superior de São Paulo/SP
  • Autor: Segri, Gabriela Salvatte De Oliveira
  • Orientador: Pinto e Silva, Maria Elisabeth Machado
  • Assuntos: Atitude; Consumidor; Escalas De Saúde; Orgânicos; Saúde; Consumer Attitude; Health; Health Scales; Organic
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Introdução. A preocupação com saúde e o interesse por uma alimentação saudável com alimentos ricos em vitaminas e minerais, mais naturais, menos processados e sem resíduos tóxicos é uma realidade. O motivo pelo qual os indivíduos escolhem seus alimentos e como fazem estas escolhas é uma etapa importante na realização de orientações dietéticas adequadas, pois diversos fatores como atitude, hábito, valores, crenças e normas sociais afetam a maneira como os consumidores vivem, compram e consomem. Objetivo. Estudar o interesse em relação à saúde e comportamento de compra de produtos orgânicos entre funcionários e alunos da Faculdade de Saúde Pública/USP. Métodos. Um total de 221 voluntários responderam o questionário composto pela Escala de Atitude em Relação à Saúde (HTAS), perguntas sobre comportamento do consumidor e aspectos sociodemográficos. Realizou-se a análise descritiva dos dados, bem como testes de associação pelo qui-quadrado de Pearson, teste de Kruskal-Wallis para verificar diferenças entre distribuições e análise fatorial exploratória com rotação Varimax para identificação dos fatores de influência de compra de orgânicos. Resultados. A subescala de Interesse em Saúde Geral apresentou a maior média (5,03). Identificou-se um maior interesse por produtos light entre os homens e por produtos naturais entre as mulheres. A decisão de compra de produtos orgânicos está associada à renda (p=0,022) e entre os que compram, a proteção ambiental é o fator mais importante, seguido da saúde, informação e mercado, além de apresentarem maior interesse em saúde geral e em produtos naturais. Conclusão. A maior atitude em relação à saúde foi verificada entre aqueles que efetivamente compram produtos orgânicos, por apresentarem maior interesse em saúde geral e produtos naturais, buscando uma alimentação mais saudável, com menos alimentos processados e produtos químicos
  • DOI: 10.11606/D.6.2015.tde-09112015-140554
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública
  • Data de criação/publicação: 2015-10-19
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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