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Identidades e ensino de história um estudo em escolas do Rio Grande do Norte

Raimundo Nonato Araújo da Rocha Circe Maria Fernandes Bittencourt

2001

Localização: FE - Faculdade de Educação    (T 375.42(81.32) R672i )(Acessar)

  • Título:
    Identidades e ensino de história um estudo em escolas do Rio Grande do Norte
  • Autor: Raimundo Nonato Araújo da Rocha
  • Circe Maria Fernandes Bittencourt
  • Assuntos: HISTÓRIA (ESTUDO E ENSINO); ENSINO FUNDAMENTAL -- RIO GRANDE DO NORTE
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O trabalho analisa como as mudanças ocorridas no ensino de História - expressas nas propostas curriculares surgidas no Brasil a partir da década de 1980 - têm sido apreendidas pelo professor da disciplina. Procura perceber as clivagens existentes entre o que está proposto no currículo formal, elaborado pelo Estado e o que é executado no currículo real, desenvolvido nas escolas. Busca compreender as transformações presentes nas disciplinas escolares, enfocando especialmente os diferentes sentidos que a História tem adquirido na escola. Constata nas recentes proposições curriculares mudanças inovadoras, entre as quais o estudo das identidades múltiplas, e almeja perceber como os professores vêem trabalhando com essa temática. Privilegia como principais sujeitos da pesquisa os professores de História. A pesquisa empírica foi desenvolvida em escolas públicas e privadas de 5º a 8º série do ensino fundamental, nas cidades norte-rio-grandenses de Natal, Mossoró e Caicó. O estudo está dividido em três partes : a primeira problematiza o universo da pesquisa, discutindo as principais características dos entrevistados, a sua representatividade para o conjunto de escolas do Rio Grande do Norte e o processo de formação inicial e continuada do professor de História no estado. A segunda analisa quais mudanças e permanências existentes na disciplina que são detectadas pelo professor, e discute as principais características das duas propostas curriculares que
    efetivamente chegaram ao professor da disciplina no estado. A terceira parte discute como a temática das identidades tem sido trabalhada pela escola
  • Data de criação/publicação: 2001
  • Formato: 133 p anexos.
  • Idioma: Português

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