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Modelo de gestão do conhecimento para o setor de infraestrutura de telecomunicações.

Fedoce, Rosângela Spagnol

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2016-05-05

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Modelo de gestão do conhecimento para o setor de infraestrutura de telecomunicações.
  • Autor: Fedoce, Rosângela Spagnol
  • Orientador: Piqueira, José Roberto Castilho
  • Assuntos: Comunicação Interna; Tecnologia Educacional; Telecomunicações; Gestão Do Conhecimento; Educação Corporativa; Educational Technology; Knowledge Management; Corporate Education; Telecommunication; Internal Communication
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa Engenharia Elétrica
  • Descrição: A pesquisa visa a estruturar um modelo de gestão do conhecimento (GC) para a área de infraestrutura de telecomunicações, a partir da análise de dois setores: serviços móveis de valor agregado (SMVA) e implantação e operação e manutenção (O&M) de equipamentos. A fundamentação teórica baseia-se em um estudo transdisciplinar, que integra GC, educação corporativa (EC), e comunicação interna. Os métodos utilizados são: estudo de caso, realizado na maior integradora brasileira do mercado de SMVA; e pesquisa-ação, desenvolvida na principal empresa de implantação e O&M de equipamentos de telecomunicações do país. Representantes de operadoras de redes móveis (ORMs), principais clientes de ambas as empresas estudadas, também participaram da pesquisa por meio da aplicação de questionários. Verifica-se que a GC desenvolvida pela integradora resulta em valor agregado a seus serviços e à vantagem competitiva dos demais segmentos do mercado. O setor de SMVA opera sob a lógica da coopetição, consolidando um ecossistema inserido em um contexto de constantes atualizações tecnológicas e modelos de negócio. Assim como a integradora, a empresa de implantação e O&M também conta com desafios significativos relacionados à dinamicidade do mercado, aos quais se somam o crescimento significativo de seu quadro de colaboradores, em um curto período de tempo; a atuação em diversos estados nacionais; e a necessidade de qualificação profissional, de acordo com a superação tecnológica. A partir da análise de gestão desta empresa, da validação de provas de conceito em grupos de controle e das estratégias verificadas no estudo de caso, propõe-se um modelo de GC para o setor de infraestrutura de telecomunicações, que integra ações de EC e comunicação interna, com destaque para o uso de dispositivos móveis. A proposta principal consiste na conversão de conhecimento tácito em conhecimento explícito, assim como o processo inverso, em um ciclo contínuo de GC, que releva o capital intelectual (CI). Além de considerar a externalização (tácito para explícito), o modelo engloba a dinâmica da internalização (explícito para tácito), relevando as experiências individuais e as demandas de informação dos colaboradores. Ao detalhar o processo de elaboração do modelo, almeja-se que esse possa ser replicado e/ou alterado por outras organizações com características e desafios semelhantes.
  • DOI: 10.11606/T.3.2016.tde-27062016-163240
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2016-05-05
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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