skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Busca Geral
Or select another collection:
Search in:
Busca Geral
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
LITERATURA E ENSINO MÉDIO: a mediação do professor e das novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem
COSTA, F. R. T
BR
Sem texto completo
Citações
Citado por
Serviços
Detalhes
Resenhas & Tags
Nº de Citações
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
LITERATURA E ENSINO MÉDIO: a mediação do professor e das novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem
Autor:
COSTA, F. R. T
Descrição:
Made available in DSpace on 2018-08-01T23:43:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tese_10804_Dissertação Fabiani - Versão Banca.pdf: 2880210 bytes, checksum: a31fe8313c667b6fbf767e5cfacb14d1 (MD5) Previous issue date: 2017-04-07 O presente trabalho está ligado à linha de pesquisa Literatura e expressões de alteridade do Programa de Pós-graduação em Letras da UFES. Trata-se de um estudo a respeito do ensino de literatura em uma escola pública de Ensino Médio, da Rede Estadual de Ensino de Piúma, no estado do Espírito Santo. Ao considerar que o ensino de literatura baseia-se muitas vezes em estudar somente as escolas literárias através da memorização do contexto histórico, características e datas, deixando em segundo plano ou ignorando a leitura dos textos literários. Neste sentido, houve a necessidade de saber se na sala de aula ainda persiste essa visão de ensino ou se com uma gama maior de perspectivas, tais como as novas tecnologias, a visão do ensino literatura também se expandiu para uma dinâmica maior dos textos nas aulas. Para tanto, foi preciso observar a ação do professor em sala de aula, visto que, ao constatar que essas possibilidades vigentes de ensino requerem que o papel docente esteja focado não mais na abordagem tradicional de ensino, mas que se revele o mediador da aprendizagem. Levando em consideração que no processo de mediação não é só o professor que detém todo o conhecimento, foi importante buscar entre os alunos como é esse ensino de literatura para eles, bem como, saber se a tecnologia está inserida no processo de ensino-aprendizagem. Para se verificar a atuação docente como mediador, destacamos o pensamente de Vigotski quando aborda que qualquer signo pode fazer o papel de instrumento entre conhecimento e a quem ele será levado. Porém, nos aprofundamos nas abordagens em que o professor é o facilitador, aquele que instiga e que propõe o diálogo em sala de aula. Para a realização da pesquisa, consideramos uma análise qualitativa, através de um estudo de caso, em que um questionário foi aplicado aos alunos com perguntas pertinentes ao ensino de literatura e, a partir das respostas dadas pelos estudantes, começamos a observar a aula de literatura para, em seguida, relacionar os dois instrumentos de coleta de dados de forma que pudéssemos analisá-los a fim de gerar os resultados propostos nos objetivos dessa dissertação. Ao fazer tal procedimento, constatamos que mesmo com todos os obstáculos percorridos pelo docente na sala de aula ao ensinar a literatura, ele não prioriza somente a história desta e sua memorização, mas também aborda a leitura literária mesmo que, muitas vezes, em trechos existentes no livro didático e também, que o docente se utiliza das novas tecnologias oferecidas pela escola para tornar suas aulas mais atrativas e assim, poder estabelecer um diálogo possível entre os alunos e os conhecimentos que estão sendo adquiridos. Neste sentido, incorporando a função tal como sugeriu Vigotski, de professor mediador.
Editor:
BR
Idioma:
Inglês
Links
View record in Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD)$$FView record in $$GNetworked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD)
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO),scope:(USP_EBOOKS),scope:("PRIMO"),scope:(USP),scope:(USP_EREVISTAS),scope:(USP_FISICO),primo_central_multiple_fe
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript