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Impacto da pandemia de COVID-19 no ensino da Odontologia pela perspectiva de docentes brasileiros

Gambarini, Leticia

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto 2022-05-02

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Impacto da pandemia de COVID-19 no ensino da Odontologia pela perspectiva de docentes brasileiros
  • Autor: Gambarini, Leticia
  • Orientador: Corona, Silmara Aparecida Milori
  • Assuntos: Educação Em Odontologia; Ensino À Distância; Ensino Superior; Distance Learning; Education In Dentistry; Higher Education
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O objetivo do presente estudo foi avaliar o impacto da pandemia de COVID-19 no ensino da Odontologia no Brasil e as dificuldades de docentes na transição para o ensino remoto. Foram avaliados os aspectos positivos, negativos e as expectativas futuras dos participantes sobre a implementação do ensino remoto na educação odontológica. Este estudo observacional contou com a participação de 284 professores brasileiros que acessaram o questionário online por meio de um link. O questionário ficou disponível por um período de 28 dias e continha questões de múltipla escolha sobre o impacto da pandemia de COVID-19 no ensino da Odontologia. A análise descritiva foi realizada pelas frequências absolutas e relativas das diferentes variáveis. Os valores de delta foram comparados utilizando o teste t pareado, Wilcoxon ou Friedman. As associações foram avaliadas por meio dos testes de qui-quadrado, exato de Fisher ou qui-quadrado com correção de Yates. O ensino remoto dos conteúdos teóricos foi realizado por 34,74% dos docentes de instituições privadas e 65,26% dos docentes de instituições públicas. A percepção quanto ao stress gerado pela pandemia, trabalho remoto e preocupações com a aprendizagem foi maior para docentes entre 31 e 40 anos (24,71%) e também para mulheres (24,68%). Foi verificado que 98,10% docentes do gênero masculino e 99,33% docentes do gênero feminino continuarão a usar ferramentas virtuais após o retorno das atividades presenciais sendo participantes de instituições privadas (98,04%) e públicas (99,17%). A pandemia de COVID-19 causou forte impacto na continuidade no ensino superior em cursos de odontologia no Brasil e os docentes apresentaram dificuldades diversas como dificuldades na transmissão de aulas online e adaptação as ferramentas virtuais na mudança do ensino tradicional para o ensino remoto. Perspectivas positivas apresentadas pelos participantes foram maiores do que os pontos negativos analisados. Expectativas futuras apontam para mudanças na educação odontológica em diversas faculdades brasileiras com a integração de recursos tecnológicos e plataformas digitais para contribuição da aprendizagem em tempos de pós-pandemia.
  • DOI: 10.11606/D.58.2022.tde-05122022-124221
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2022-05-02
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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