skip to main content

Sándor Ferenczi e os princípios para uma ética do cuidado nas práticas educativas

Daniel Kupermann Gustavo Dean-Gomes Gomes, Gustavo Dean

Interacções Santarém (Portugal) v. 17, n. 59, p. 28-49, jul. 2021

Santarém Portugal 2021

Localização: IP - Instituto de Psicologia    (Periódico (AM= KDa/137) )(Acessar)

  • Título:
    Sándor Ferenczi e os princípios para uma ética do cuidado nas práticas educativas
  • Autor: Daniel Kupermann
  • Gustavo Dean-Gomes Gomes, Gustavo Dean
  • Assuntos: Ferenczi, Sándor 1873-1933; EDUCAÇÃO -- ASPECTOS PSICOLÓGICOS; PSICANÁLISE; CRIANÇAS; ADULTOS; PRÁTICA DE ENSINO; EMPATIA
  • É parte de: Interacções Santarém (Portugal) v. 17, n. 59, p. 28-49, jul. 2021
  • Notas: Disponível em: https://doi.org/10.25755/int.25100. Acesso em: 27 dez. 2022
  • Descrição: Pretendemos, nesse artigo, explicitar as consequências da aplicação, para o campo da educação, dos princípios para uma ética do cuidado destacados no pensamento do psicanalista Sándor Ferenczi. Encontramos reflexões sobre a educação ao longo de toda a sua obra; demonstraremos, porém, que sobretudo a partir da “virada de 1928” promovida por Ferenczi no campo psicanalítico, os princípios da hospitalidade, da empatia e da saúde do cuidador tornam-se as balizas não apenas para a prática clínica, mas também para nortear a ética das práticas educacionais, evitando o potencial traumático presente em todo ato que almeja a transmissão de um saber
  • Editor: Santarém Portugal
  • Data de criação/publicação: 2021
  • Formato: p. 28-49 on-line.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.