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Amílcar Cabral, Paulo Freire e o processo da descolonização cognitiva na Guiné-Bissau, África: experiência e legado

Silva, Rafael Domingues Da

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2020-07-03

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Amílcar Cabral, Paulo Freire e o processo da descolonização cognitiva na Guiné-Bissau, África: experiência e legado
  • Autor: Silva, Rafael Domingues Da
  • Orientador: Francisco, Maria de Fatima Simoes
  • Assuntos: Descolonização Cognitiva; História Do Neocolonialismo Em África; Reafricanização Dos Espíritos; Reconstrução Do Estado Nacional; Resistência Cultural; Cognitive Decolonization; History Of Neocolonialism In Africa; Reafricanization Of Spirits; Reconstruction Of The National State
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Este trabalho tem o objetivo de investigar a experiência e o legado de Paulo Freire enquanto colaborador militante no processo de reconstrução nacional da GuinéBissau, um pequeno país da África Ocidental que conquistou sua independência em 1974 após mais de 500 anos de exploração colonial. Freire foi convidado pelo Governo Luís Cabral, o primeiro Presidente da Guiné independente (1973-1980), para assessorar a equipe do setor de alfabetização de adultos do Ministério da Educação sob a gestão de Mário Cabral. Ao receber o convite feito pelas autoridades da jovem nação, Freire asseverou que gostaria de trabalhar junto com o Governo para recriar conteúdos descolonizados para a alfabetização. Apesar de a campanha de alfabetização de adultos, na qual Freire se envolveu diretamente, ter tido resultados muito limitados, ele ultrapassou os limites de sua colaboração. Inspirado pelo pensamento pan-africano e pela trajetória política do intelectual guineense Amílcar Cabral (1924-1973), analisou criticamente a reconstrução daquela nação africana recém nascida em outras dimensões, como na economia. Uma economia solidária e cooperativa, se preocupando com o aumento da produção agrícola interna que garantisse a segurança alimentar da população. Esta investigação qualitativa foi respaldada teoricamente em obras de referência do pensamento africano pós-colonial como Fanon (1965; 2008; 2015), Diop (1985; 1991), Ki-Zerbo (1987; 2006), Hampâté Bâ (2003; 2010),Nkrumah (1967). As obras de Cabral e Freire cumpriram a função de ancora teórica e também como fonte documental. Além disso, privilegiamos o uso de imagens hospedadas em sítios eletrônicos diversos e aqueles sítios eletrônicos que abrigam documentos diretamente relacionados à vida e a obra de Cabral e Freire. A obra intelectual e a liderança de Cabral foram fundamentais no processo de libertação de seu país. O objetivo de construir um Estado novo começou com a criação de uma escola nova. Tanto o trabalho revolucionário de Cabral, bem como o envolvimento direto de Paulo Freire no processo de reconstrução da Guiné Bissau e de outros países africanos possui sua marca histórica. Porém, essas experiências delimitadas historicamente e que nos foram legadas não são fósseis petrificados. Possuem importância e atualidade na perspectiva de oferecer um paradigma cognitivo pós-colonial que precisa ser adotado como um sólido valor alicerce colocado em prática nos mais diversos espaços educativos, na produção e compartilhamento de conhecimento, nas relações humanas não opressivas e, por isso mesmo, descolonizas.
  • DOI: 10.11606/T.48.2020.tde-14072021-215827
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2020-07-03
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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