skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

The dramatization as a teaching and learning strategy in the student perspective: a report of experience in the medical course; A dramatização como estratégia de ensino-aprendizagem na perspectiva discente: um relato de experiência no curso de medicina

Silva, Samira Rios Da; Silveira, Ludmila Godinho Da; Fraga, Luna De Paula; Gomes, Orlando Vieira

Revista de Medicina; v. 98 n. 5 (2019); 324-328

Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina 2019-10-15

Acesso online

  • Título:
    The dramatization as a teaching and learning strategy in the student perspective: a report of experience in the medical course; A dramatização como estratégia de ensino-aprendizagem na perspectiva discente: um relato de experiência no curso de medicina
  • Autor: Silva, Samira Rios Da; Silveira, Ludmila Godinho Da; Fraga, Luna De Paula; Gomes, Orlando Vieira
  • Assuntos: Role-Play; Communication; Teaching And Learning Methodologies; Learning; Education; Medical; Patient Simulation; Dramatização; Educação Médica; Comunicação; Simulação De Paciente; Aprendizagem; Metodologias De Ensino-Aprendizagem
  • É parte de: Revista de Medicina; v. 98 n. 5 (2019); 324-328
  • Descrição: O ensino médico, historicamente, sempre se baseou em estratégias tradicionais, em que o docente é o integrante ativo no processo de ensino-aprendizagem, no qual o conhecimento é partilhado de forma técnica e compartimentalizada. Porém, as atuais diretrizes educacionais têm orientado o uso de metodologias ativas na formação do profissional médico. O curso de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco, campus Petrolina, foi construído sob os moldes de um ensino tradicionalista, entretanto, como o ensino médico de forma ativa tem sido estimulado de maneira intensa, alguns docentes têm experimentado atividades baseadas nessas novas formas de aprendizado, como ocorreu na disciplina de Medicina de Urgência, lecionada a alunos do 8º período, onde os estudantes experimentaram a dramatização como estratégia de ensino e avaliação. Esse trabalho foi realizado com o intuito de relatar a experiência discente com o uso da dramatização como forma de aprendizagem. O processo de criação foi uma experiência que enriqueceu o modo de pensar dos estudantes, que além de adquirir os conhecimentos teóricos, trabalharam sua capacidade de comunicação e exercitaram o trabalho em equipe.
    Medical education, historically, has always based itself on traditional strategies, on what the professor is the active member in the teaching - learning process, in which knowledge is shared in a technical and compartmental way. However, the current educational guidelines have oriented the use of active methodologies in the training of the medical professional. The medical course of the Federal University of the San Francisco Valley, Petrolina campus, was built on the molds of a traditional teaching, but as the active medical teaching has been intensively stimulated, some professors try activities based on these new forms of learning, as it occurred in the discipline of Urgency and Emergency Medicine, taught to students in the 8th period, in which the students experienced the use of dramatization as a teaching and evaluation strategy. This work was carried out with the intention of reporting the student experience with the use of dramatization as a way of learning. The process of creation was an experience that has enriched the students’ way of thinking, who besides acquiring the theoretical knowledge, worked their capacity of communication and exercised teamwork.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/revistadc/article/view/158998/157051
  • Editor: Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
  • Data de criação/publicação: 2019-10-15
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.