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Compreendendo e contextualizando a violência nas relações de intimidade entre adolescentes

Maria das Graças de Carvalho Ferriani Ana Beatriz Campeiz; José Euripedes Martins; Ailton de Souza Aragão; Eliana Mendes de Souza Teixeira Roque; Diene Monique Carlos

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem Rio de Janeiro v. 23, n. 4, p. e20180349, 2019

Rio de Janeiro 2019

Localização: EERP - Esc. Enfermagem Ribeirão Preto    (pcd 3017170 Estantes Deslizantes )(Acessar)

  • Título:
    Compreendendo e contextualizando a violência nas relações de intimidade entre adolescentes
  • Autor: Maria das Graças de Carvalho Ferriani
  • Ana Beatriz Campeiz; José Euripedes Martins; Ailton de Souza Aragão; Eliana Mendes de Souza Teixeira Roque; Diene Monique Carlos
  • Assuntos: VIOLÊNCIA; ADOLESCENTES; INTERAÇÃO INTERPESSOAL; SAÚDE ESCOLAR; PESQUISA QUALITATIVA; Violence; Adolescent; School Health; Interpersonal Relations; Qualitative Research
  • É parte de: Escola Anna Nery Revista de Enfermagem Rio de Janeiro v. 23, n. 4, p. e20180349, 2019
  • Descrição: Objetivo: Describir y analizar la violencia en las relaciones de intimidad entre adolescentes de una escuela pública de un municipio del interior del estado de São Paulo. Método: Investigación cualitativa, anclada por el Paradigma de la Complejidad. Recolección de datos realizada junto a 16 estudiantes del 2º año de la enseñanza media, por medio de grupos focales y entrevistas semiestructuradas. El análisis de datos se dio por la modalidad temática. Resultados: Emergieron tres temas, que posibilitaron comprender que el mito del amor romántico aún se hace presente en las relaciones de intimidad; como aspecto de estos mitos, los celos se desvelan como inherentes a las relaciones, siendo al mismo tiempo disparador de la violencia. Las redes sociales digitales atravesan este proceso; la familia y la escuela emergen como contextos que vulnerabilizan a los adolescentes, incluso por la vivencia de otras manifestaciones de la violencia. Conclusión e implicaciones para la práctica: Se identificó el carácter polidimensional, retroactivo e interdependiente de los aspectos relacionados a la violencia en las relaciones de intimidad. La promoción de relaciones de intimidad sanas a partir de la deconstrucción de mitos del amor romántico; uso seguro de redes sociales virtuales por los adolescentes; las acciones de promoción de la parentalidad sana y la articulación salud-escuela-familia, con empoderamiento de estos espacios como factores de protección a violencias involucrando adolescentes son necesarios
    Objetivo: Descrever e analisar a violência nas relações de intimidade entre adolescentes de uma escola pública de um município do interior do estado de São Paulo. Método: Pesquisa qualitativa, ancorada pelo Paradigma da Complexidade. Coleta de dados realizada junto a 16 estudantes do 2º ano do ensino médio, por meio de grupos focais e entrevistas semiestruturadas. A análise de dados se deu pela modalidade temática. Resultados: Emergiram três temas, que possibilitaram compreender que o mito do amor romântico ainda se faz presente nas relações de intimidade; como aspecto desses mitos, o ciúme é desvelado como inerente às relações, sendo ao mesmo tempo disparador de violência nas relações de intimidade. As redes sociais digitais atravessam esse processo; a família e a escola emergem como contextos que vulnerabilizam os adolescentes, inclusive pela vivência de outras manifestações da violência. Conclusão e implicações para a prática: Identificou-se o caráter polidimensional, retroativo e interdependente dos aspectos relacionados ao fenômeno estudado. Traz a importância de ações no âmbito escolar e comunitário pelo enfermeiro, na desconstrução de mitos de amor romântico; uso seguro de redes sociais virtuais; promoção da parentalidade saudável e a articulação saúde-escola-família, com empoderamento desses espaços enquanto fatores de proteção a violências envolvendo adolescentes
  • Editor: Rio de Janeiro
  • Data de criação/publicação: 2019
  • Formato: p. e20180349.
  • Idioma: Português

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