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Valoração do conhecimento: significação e identidade na ação organizacional

Cherman, Andrea ; Rocha-Pinto, Sandra Regina da

Revista de Administração de Empresas, 2013-04, Vol.53 (2), p.142-155 [Periódico revisado por pares]

Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo

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Citações Citado por
  • Título:
    Valoração do conhecimento: significação e identidade na ação organizacional
  • Autor: Cherman, Andrea ; Rocha-Pinto, Sandra Regina da
  • Assuntos: Conhecimento organizacional ; grounded theory method ; identidade organizacional ; identificação ; MANAGEMENT ; valoração do conhecimento
  • É parte de: Revista de Administração de Empresas, 2013-04, Vol.53 (2), p.142-155
  • Descrição: A valoração do conhecimento representa uma lacuna na área do conhecimento organizacional. Esse artigo visa responder quais processos são adotados pelos indivíduos para a valoração dos conhecimentos nas organizações. A pesquisa, realizada com profissionais de RH, utilizou grounded theory method. Os resultados sugerem que o processo de identificação dos indivíduos com a identidade organizacional ocupa um lugar central na valoração do conhecimento. A organização, por intermédio da alta gestão ou das rotinas organizacionais, surgiu como "o outro" que parece conduzir as diretrizes a serem seguidas, assim como quais conhecimentos avaliar e valorar; aquela com quem os membros organizacionais buscam identificar-se. Os indivíduos expressaram mecanismos de afirmação, adequação ou reconstrução de suas identidades a fim de gerar, justificar ou negar identificação com a organização. É sugerido que o modelo de comando vertical ainda prevalece sobre a interação horizontal, tornando difícil o estabelecimento de conhecimento emergente entre os membros organizacionais.
  • Editor: Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo
  • Idioma: Português;Inglês

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