skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Crianças com síndrome congênita do Zika vírus na educação infantil: contexto histórico e pedagógico

Mercado, Elisangela Leal

Zero-a-seis, 2022-07, Vol.24 (Especial), p.618-645

Universidade Federal de Santa Catarina

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Crianças com síndrome congênita do Zika vírus na educação infantil: contexto histórico e pedagógico
  • Autor: Mercado, Elisangela Leal
  • Assuntos: Child education ; Congenital Zika Virus Syndrome ; Educação Especial ; Educação Especial. Educação Infantil. Síndrome Congênita do Zika Vírus ; Educação Infantil ; Special education ; Síndrome Congênita do Zika Vírus
  • É parte de: Zero-a-seis, 2022-07, Vol.24 (Especial), p.618-645
  • Descrição: Este artigo analisou o contexto histórico e pedagógico da inclusão escolar na educação infantil em Maceió/AL, a partir do mapeamento de crianças com Síndrome Congênita do Zika (SCZ). Utilizou como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa exploratória-descritiva, a partir da pesquisa bibliográfica e documental, complementada por entrevistas semiestruturadas com quatro professoras e duas gestoras de duas instituições de Educação Infantil com maior número de crianças matriculadas. As vozes das profissionais entrevistadas foram organizadas em duas categorias: inclusão escolar e prática pedagógica inclusiva. Os resultados permitiram compreender que a inclusão escolar é composta por desafios, no qual o silenciamento e assujeitamento dessas crianças rompem com a ideia de sujeitos de direitos e revelam a face de uma educação infantil adultocêntrica, que trabalha com um currículo paralelo, necessita a etiologia e diagnostico da SCZ para atuar e, concebe a deficiência como limitação ou doença.
  • Editor: Universidade Federal de Santa Catarina
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.