Habilidades sociais em estudantes de fonoaudiologia
ABCD PBi


Habilidades sociais em estudantes de fonoaudiologia

  • Autor: Carla Dellela Romero
  • Dagma Venturini Marques Abramides; Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (18. 2010 Curitiba)
  • Assuntos: HABILIDADE SOCIAL; FONOAUDIOLOGIA; ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
  • É parte de: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia São Paulo v. 15, suplemento, p. 4297, 2010
  • Notas: Disponível em: http://www.sbfa.org.br/portal/anais2010/
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: No contexto profissional, a competência social tem sido exigida e valorizada em qualquer área de conhecimento, tornando-se, portanto necessária na formação profissional dos estudantes universitários, principalmente, quando a atuação profissional se baseia justamente na interação social As pesquisas na área das habilidades sociais de estudantes de ensino superior têm fornecido a fundamentação desde a metodologia de avaliação de repertório social até programas de treinamento de habilidades sociais, em contextos educacionais. Sabendo sobre a importância das habilidades sociais na formação de estudantes universitários, muitas pesquisas foram desenvolvidas nessa área. Porém, não foram encontrados, na literatura, estudos neste campo com universitários da área da Fonoaudiologia. Por tratar-se de uma área inserida nas Ciências da Saúde, o eixo norteador da formação do profissional da área da saúde baseia-se na perspectiva humanista e generalista com especial atenção à saúde integral da comunidade assistida. A formação clínico-terapêutica alicerçada em fundamentação de disciplinas biológicas, humanas e profissionalizantes. Portanto, é uma profissão cujo suceder se dá por meio de relações interpessoais sendo pertinente à reflexão no sentido de que a formação acadêmica do Fonoaudiólogo alie o desenvolvimento das habilidades técnico-científicas ao repertório de habilidades sociais. A partir das considerações acima, este estudo teve como objetivo caracterizar o repertório de Habilidades Sociais de estudantes do primeiro ao quarto ano do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP) que pode fomentar novos estudos e propostas a serem desenvolvidas na busca de caminhos para se alinhar com as mudanças da sociedade contemporânea. (continua)
    (Continuação) Participaram dessa pesquisa 100 estudantes matriculados no curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP) de ambos os sexos, oriundos de várias localidades. A coleta de dados ocorreu por meio do Inventário de Habilidades Sociais (IHS) Os resultados revelam que não há diferença quando comparados os quatro anos de graduação deste curso quanto aos níveis variados de socialização e habilidades sociais. A maioria dos estudantes deste curso apresentou na média um repertório de Habilidades Sociais considerado bom acima da média. A informação acerca das Habilidades Sociais de estudantes na área de saúde é de suma importância uma vez que o eixo norteador destes profissionais, especificamente do Curso estudado baseia-se na perspectiva humanista e generalista com especial atenção à saúde integral da comunidade assistida englobando as relações interpessoais
  • Editor: São Paulo Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
  • Data de criação/publicação: 2010
  • Formato: p. 4297.
  • Idioma: Português