skip to main content

O culto dos mortos da nobre nação de Benguela na experiência devocional do Rosário dos Homens Pretos São João del-Rei, MG (1793-1850)

Delfino, Leonara Lacerda

Afro-Ásia, 2018-09 (58)

Universidade Federal da Bahia - Centro de Estudos Afro-Orientais

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    O culto dos mortos da nobre nação de Benguela na experiência devocional do Rosário dos Homens Pretos São João del-Rei, MG (1793-1850)
  • Autor: Delfino, Leonara Lacerda
  • Assuntos: ancestralidade ; diáspora atlântica ; identidades e liturgia da morte
  • É parte de: Afro-Ásia, 2018-09 (58)
  • Descrição: Este artigo se propõe a analisar os significados da liturgia da morte católica, redimensionada pela Nobre Nação de Benguela, reinado desenvolvido no interior da Irmandade do Rosário de São João del-Rei, com o objetivo de potencializar a caridade aos seus irmãos mortos de nação. Por meio da encomendação de sufrágios para o livramento dos seus parentes das penas do purgatório, difundiu-se, nesse reinado, uma devoção peculiar às almas milagrosas, reconhecidas nas almas dos parentes de nação filiados à Nobre Nação. Ao longo da exposição, apresenta-se a herança da ancestralidade centro-africana, enquanto elemento dinâmico capaz de fornecer suportes para a reconstituição de identidades atlânticas. Para isso, utilizamos o Livro de Missas da Nobre Nação, os depoimentos testamentários, os assentos de óbitos, os relatos de missionários e a documentação confrarial da Irmandade. Palavras-chave: ancestralidade - diáspora atlântica - identidades e liturgia da morte.
  • Editor: Universidade Federal da Bahia - Centro de Estudos Afro-Orientais
  • Idioma: Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.