skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Concepções alternativas e conhecimento científico contribuições para o problema de incompatibilidade teórica em ensino de ciências

Nely Magdalena Barrios Delgado Norberto Cardoso Ferreira

2005

Localização: FE - Faculdade de Educação    (375.2 D352c ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Concepções alternativas e conhecimento científico contribuições para o problema de incompatibilidade teórica em ensino de ciências
  • Autor: Nely Magdalena Barrios Delgado
  • Norberto Cardoso Ferreira
  • Assuntos: FÍSICA; ENSINO MÉDIO; HISTÓRIA DA CIÊNCIA; CONHECIMENTO; DINÂMICA
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa Interunidades em Ensino de Ciências Modalidade Física e Química IF/FE/IQ
  • Descrição: O presente trabalho centra-se na compreensão das relações entre as concepções alternativas dos estudantes secundários e os conhecimentos científicos como uma forma de superar o problema da incompatibilidade entre essas duas noções. Para tanto utilizamos como ferramenta teórica às contribuições de Laudan (1985) a respeito das diferentes interpretações sobre progresso cientifico no seu esforço em se diferenciar do modelo positivista de progresso cientifico. Baseados nesse referencial teórico e utilizando como metodologia às aproximações entre a atividade cientifica e o ensino de ciências, levantamos algumas considerações que poderiam ser levadas em conta pelo professor para modificar sua postura pedagógica nas situações em que as concepções alternativas são manifestadas. Em seguida identificamos a inclusão da História das Ciências no ensino de Ciências como uma proposta metodológica compatível com o nosso propósito pedagógico de ampliar as possibilidades de aprendizagem de um determinado conceito. De forma específica optamos por trabalhar com o desenvolvimento histórico do conceito de atrito e suas possibilidades de ensino a partir da metodologia d ensino por investigação
  • Data de criação/publicação: 2005
  • Formato: 112 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.