skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Trajetórias de habilidades sociais e problemas de comportamento no ensino fundamental: influência da educação infantil

Cristina Gardinal Pizato, Elaine ; Marturano, Edna Maria ; Victorine Fontaine, Anne Marie Germaine

Psicologia, reflexão e crítica, 2014-03, Vol.27 (1), p.189-197 [Periódico revisado por pares]

Federal University of Rio Grande do Sul (JFRGS)

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Trajetórias de habilidades sociais e problemas de comportamento no ensino fundamental: influência da educação infantil
  • Autor: Cristina Gardinal Pizato, Elaine ; Marturano, Edna Maria ; Victorine Fontaine, Anne Marie Germaine
  • Assuntos: educação infantil ; ensino fundamental ; Habilidades sociais ; PHYSICS, MULTIDISCIPLINARY ; problemas de comportamento
  • É parte de: Psicologia, reflexão e crítica, 2014-03, Vol.27 (1), p.189-197
  • Descrição: A educação infantil - EI pode estar associada ao desenvolvimento psicossocial favorável de crianças durante o ensino fundamental - EF. Os objetivos deste estudo longitudinal foram: (a) investigar a estabilidade das habilidades sociais e dos comportamentos externalizantes e internalizantes das crianças na escola, do 3º ao 5º ano do EF; (b) investigar o curso das habilidades sociais e dos comportamentos problemáticos, em função da exposição à EI. Participaram 294 alunos do EF em cinco escolas públicas. As professoras responderam ao Social Skills Rating System no 3º, no 4º e no 5º ano. Controlado o nível socioeconômico, observou-se trajetória descendente de comportamentos problemáticos. A EI foi associada a menos problemas internalizantes e, entre as meninas, a melhores habilidades sociais.
  • Editor: Federal University of Rio Grande do Sul (JFRGS)
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.