skip to main content

A sequência didática como estratégia para aprendizagem dos processos físicos nas aulas de geografia do ciclo II do ensino fundamental

Machado, Júlio César Epifânio

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2013-05-10

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A sequência didática como estratégia para aprendizagem dos processos físicos nas aulas de geografia do ciclo II do ensino fundamental
  • Autor: Machado, Júlio César Epifânio
  • Orientador: Castellar, Sonia Maria Vanzella
  • Assuntos: Lugar (De Vivência); Obstáculo Para Aprendizagem; Processo Físico Elementar; Sequência Didática; Elementary Physical Process; Learning Obstacles; Place (Of Living); Teaching Sequence
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A presente dissertação insere-se no grupo de estudos dedicado a Metodologia de Ensino de Geografia. Investigamos como ocorre a superação dos obstáculos para aprendizagem de um processo físico elementar nas aulas desta disciplina, organizadas através de uma Sequência Didática. Sua principal contribuição é fornecer subsídios teóricos e metodológicos para o planejamento de aulas de Geografia do Ensino Fundamental II que visem trabalhar com temas e conceitos comuns à Geografia Física. Este trabalho apóia-se em autores clássicos e contemporâneos que versam sobre a aprendizagem, a construção do conhecimento e os conceitos geográficos (PIAGET, 1948/2005; BACHELARD, 1938/2008; MEIRIEU, 2000; CAMILLONI, 1997; CASTELLAR; VILHENA, 2010; MONBEIG, 1956; SANTOS, 1997; ROSS, 2006; dentre outros). Procuramos demonstrar e analisar o processo de aprendizagem de um conceito no contexto de uma rotina escolar e segundo os pressupostos pedagógicos e geográficos adotados, o que nos permitiu estabelecer uma relação entre teoria e prática e, a partir desta experiência, teorizar a prática vivenciada.
  • DOI: 10.11606/D.48.2013.tde-27062013-161524
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2013-05-10
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.