skip to main content

Medicina narrativa: o significado de humanização para estudantes de Medicina

Tavares, Luciana De Almeida

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina 2017-12-13

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Medicina narrativa: o significado de humanização para estudantes de Medicina
  • Autor: Tavares, Luciana De Almeida
  • Orientador: Tempski, Patricia Zen
  • Assuntos: Cultura; Educação Médica; Humanização Da Assistência; Narrativa; Culture; Humanization Of Assistance; Medical Education; Narration
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A discussão a respeito do tema da humanização em saúde vem ganhando espaço nas sociedades ocidentais, desde a década de 1970. No Brasil, com a promulgação do Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar e do HumanizaSUS, os debates se intensificaram. Conhecer o que pensam os estudantes de primeiro ano de medicina sobre o tema da humanização me motivou a questionar qual o sentido do termo para o estudante de primeiro ano de medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Os objetivos da pesquisa foram analisar o sentido de humanização para os estudantes ingressantes no curso de Medicina; investigar qual a relação entre valores e tendências dos alunos apresentados nas suas narrativas e aqueles propagados na sociedade contemporânea; examinar o conjunto de modelos familiares, sociais e midiáticos que permeiam o imaginário do estudante; e relacionar as experiências pessoais de humanização e ou desumanização como fontes da construção da própria narrativa. Os ingressantes responderam à pesquisa por meio de questionário sociodemográfico e por meio de narrativas, as quais foram analisadas a partir de estatística descritiva e pelo método da análise de conteúdo, respectivamente. O que permitiu traçar características singulares em relação aos participantes do estudo, e encontrar as seguintes categorias principais: o interesse pelo ser humano integral, o aspecto sociopolítico da medicina, a compreensão da singularidade e da diversidade humana, e os modelos que os influenciaram. As narrativas dos alunos demonstram a relação da humanização com a cultura, e reforçam o fato de estar o atendimento humanizado pautado na consideração e na compreensão da cultura dos pacientes. A análise do significado de humanização para os alunos de medicina revela que esse tema está relacionado, na percepção deles, a uma prática médica que envolva respeito, compreensão, solidariedade e visão integral do ser humano
  • DOI: 10.11606/D.5.2018.tde-28032018-095240
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina
  • Data de criação/publicação: 2017-12-13
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.