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Mediação informacional e cultural em museus e exposições: reflexões sobre teoria e prática pela visão dos profissionais de mediação

Shimizu, Carina Kotani

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2021-02-02

Acesso online

  • Título:
    Mediação informacional e cultural em museus e exposições: reflexões sobre teoria e prática pela visão dos profissionais de mediação
  • Autor: Shimizu, Carina Kotani
  • Orientador: Almeida, Marco Antonio de
  • Assuntos: Apropriação Social Da Informação; Redes De Educadores Em Museus; Mediação Cultural; Mediação Informacional; Museus E Exposições; Network Of Educators In Museums; Museums Ad Exhibitions; Informational Mediation; Cultural Mediation; Social Appropriation Of Information
  • Descrição: A pesquisa busca levantar e analisar percepções, estratégias e práticas de mediação informacional e cultural realizadas em museus e exposições pela visão de profissionais/técnicos, principalmente de integrantes das Redes de Educadores em Museus, de modo a verificar como se tem colocado em prática as reflexões e os princípios de mediação em busca de ampliar a participação e acesso de diferentes públicos a estes espaços. A pesquisa contou com revisão bibliográfica acerca dos campos dos Estudos Culturais, da Sociologia da Cultura, das Ciências da Informação e da Museologia, seguida por coleta de dados quantitativos com questionário on-line e qualitativos, mediante entrevistas em profundidade via roteiros semiestruturados com profissionais e técnicos de mediação em museus e exposições. Para tal, discorre sobre o conceito de mediação informacional e cultural, bem como a respeito de aspectos ligados a paradigmas da cultura, à democratização do acesso, à sociomuseologia, à curadoria, aos públicos e aos dispositivos e tecnologias digitais. Na visão dos profissionais de mediação/educativo, entende-se que a mediação informacional e cultural ocupa papel relevante para diminuir e reverter desigualdades de acesso, mas as ações ainda não têm repercutido em mudanças efetivas no perfil do público dos museus e em acesso a segmentos historicamente menos presentes. A atuação dos profissionais/técnicos da área tem provocado mudanças graduais na forma como lidam com a diversidade de representações e a busca por ampliação da participação de novos grupos sociais. Notou-se que o processo de escuta dos visitantes ainda não é colocado em prática; a diversidade e representatividade ainda não permeiam os museus e exposições e tal aspecto é atualmente abrangido, em particular, por exposições temáticas e programações complementares, na linha do experimental e do pontual. Dessa forma, ainda não regem a prática e isso é reconhecido pelos profissionais, assim como fatores que limitam os avanços nesse sentido. O cenário de dificuldades estruturais em termos de investimento, de políticas públicas, de formação dos profissionais e de composição de equipes é abarcado.
  • DOI: 10.11606/D.27.2021.tde-18082021-082314
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2021-02-02
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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