skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Produção Intelectual da USP
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Produção Intelectual da USP
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
Tipo de recurso
criteria input
qualquer lugar do registro
no título
como autor
no assunto
Data de publicação
lsr01
lsr02
lsr03
lsr04
Orientador
Show Results with:
no título
Show Results with:
qualquer lugar do registro
no título
como autor
no assunto
Data de publicação
lsr01
lsr02
lsr03
lsr04
Orientador
Mostra resultados com:
criteria input
que contêm minhas palavras de busca
com a frase exata
começa com
Mostra resultados com:
Índice
criteria input
E
OU
NÃO
This feature requires javascript
Mediação informacional e cultural em museus e exposições: reflexões sobre teoria e prática pela visão dos profissionais de mediação
Shimizu, Carina Kotani
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2021-02-02
Acesso online
Exibir Online
Detalhes
Resenhas & Tags
Mais Opções
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Mediação informacional e cultural em museus e exposições: reflexões sobre teoria e prática pela visão dos profissionais de mediação
Autor:
Shimizu, Carina Kotani
Orientador:
Almeida, Marco Antonio de
Assuntos:
Apropriação Social Da Informação
;
Redes De Educadores Em Museus
;
Mediação Cultural
;
Mediação Informacional
;
Museus E Exposições
;
Network Of Educators In Museums
;
Museums Ad Exhibitions
;
Informational Mediation
;
Cultural Mediation
;
Social Appropriation Of Information
Descrição:
A pesquisa busca levantar e analisar percepções, estratégias e práticas de mediação informacional e cultural realizadas em museus e exposições pela visão de profissionais/técnicos, principalmente de integrantes das Redes de Educadores em Museus, de modo a verificar como se tem colocado em prática as reflexões e os princípios de mediação em busca de ampliar a participação e acesso de diferentes públicos a estes espaços. A pesquisa contou com revisão bibliográfica acerca dos campos dos Estudos Culturais, da Sociologia da Cultura, das Ciências da Informação e da Museologia, seguida por coleta de dados quantitativos com questionário on-line e qualitativos, mediante entrevistas em profundidade via roteiros semiestruturados com profissionais e técnicos de mediação em museus e exposições. Para tal, discorre sobre o conceito de mediação informacional e cultural, bem como a respeito de aspectos ligados a paradigmas da cultura, à democratização do acesso, à sociomuseologia, à curadoria, aos públicos e aos dispositivos e tecnologias digitais. Na visão dos profissionais de mediação/educativo, entende-se que a mediação informacional e cultural ocupa papel relevante para diminuir e reverter desigualdades de acesso, mas as ações ainda não têm repercutido em mudanças efetivas no perfil do público dos museus e em acesso a segmentos historicamente menos presentes. A atuação dos profissionais/técnicos da área tem provocado mudanças graduais na forma como lidam com a diversidade de representações e a busca por ampliação da participação de novos grupos sociais. Notou-se que o processo de escuta dos visitantes ainda não é colocado em prática; a diversidade e representatividade ainda não permeiam os museus e exposições e tal aspecto é atualmente abrangido, em particular, por exposições temáticas e programações complementares, na linha do experimental e do pontual. Dessa forma, ainda não regem a prática e isso é reconhecido pelos profissionais, assim como fatores que limitam os avanços nesse sentido. O cenário de dificuldades estruturais em termos de investimento, de políticas públicas, de formação dos profissionais e de composição de equipes é abarcado.
DOI:
10.11606/D.27.2021.tde-18082021-082314
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
Data de criação/publicação:
2021-02-02
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
Links
Teses e Dissertações USP
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript