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Aeroelasticidade transônica de aerofólio com arqueamento variável
Silva, Ticiano Monte Lucio Da
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos 2010-06-17
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Título:
Aeroelasticidade transônica de aerofólio com arqueamento variável
Autor:
Silva, Ticiano Monte Lucio Da
Orientador:
Marques, Flávio Donizeti
Assuntos:
Aerodinâmica Não Estacionaria
;
Morphing Aircraft
;
Métodos Cfd
;
Escoamento Transônico
;
Aerofólio Com Arqueamento Variável
;
Aeroelasticidade
;
Aeroelasticity
;
Transonic Aerodynamics
;
Unsteady Cfd
;
Variable Camber
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
Os recentes desenvolvimentos na tecnologia de sistema aeronáutico de geometria variável têm sido motivados principalmente pela necessidade de melhorar o desempenho de aeronaves. O conceito de Morphing Aircraft, por meio da variação da linha de arqueamento, representa uma alternativa para sistemas aeronáuticos mais eficientes. No entanto, para aeronaves de alto desempenho, projetos com estes novos conceitos podem gerar reações aeroelásticas adversas, o que representa uma questão importante e pode vir a limitar esses novos projetos. A compreensão adequada do comportamento aeroelástico devido à variação da linha de arqueamento, particularmente em regimes transônico, compreende uma questão importante. Este trabalho consiste num estudo preliminar das consequências aeroelásticas de um sistema aeronáutico de geometria variável. O objetivo desse trabalho é explorar as repostas aeroelásticas transônicas de um aerofólio com arqueamento variável no tempo. A metodologia para análise aeroelástica é baseada num modelo de seção típica. A integração no tempo do sistema aeroelástico é obtida pelo método de Runge-Kutta de quarta ordem. A representação do escoamento transônico não estacionário foi computada por um código CFD em um contexto de malhas não estruturadas com uma formulação dada pelas equações de Euler-2D. Esses resultados preliminares podem fornecer aos projetistas informações importantes sobre as respostas aeroelásticas de um sistema aeronáutico com variação da linha de arqueamento, permitindo estabelecer um quadro adequado para futuras investigações de controle aeroelástico de sistema aeronáutico de geometria variável.
DOI:
10.11606/D.18.2010.tde-06082010-012208
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos
Data de criação/publicação:
2010-06-17
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
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