skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Tecnologías para la educación en salud sobre la obstrucción de la vía aérea por cuerpo extraño: una revisión integradora; Technologies for health education about foreign-body airway obstruction: an integrative review; Tecnologias para educação em saúde sobre obstrução das vias aéreas por corpo estranho: revisão integrativa

Silva, Fabiana Laranjeira Da; Galindo Neto, Nelson Miguel; Sá, Guilherme Guarino De Moura; França, Michelline Santos De; Oliveira, Paula Marciana Pinheiro De; Grimaldi, Monaliza Ribeiro Mariano

Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 55 (2021); e03778

Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem 2021-07-07

Acesso online

  • Título:
    Tecnologías para la educación en salud sobre la obstrucción de la vía aérea por cuerpo extraño: una revisión integradora; Technologies for health education about foreign-body airway obstruction: an integrative review; Tecnologias para educação em saúde sobre obstrução das vias aéreas por corpo estranho: revisão integrativa
  • Autor: Silva, Fabiana Laranjeira Da; Galindo Neto, Nelson Miguel; Sá, Guilherme Guarino De Moura; França, Michelline Santos De; Oliveira, Paula Marciana Pinheiro De; Grimaldi, Monaliza Ribeiro Mariano
  • Assuntos: Atragantamiento; Obstrucción De Las Vías Aéreas; Educación En Salud; Tecnología Educacional; Materiales De Enseñanza; Revisión; Engasgo; Obstrução Das Vias Respiratórias; Educação Em Saúde; Tecnologia Educacional; Materiais De Ensino; Revisão; Gagging; Airway Obstruction; Health Education; Educational Technology; Teaching Materials; Review
  • É parte de: Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 55 (2021); e03778
  • Descrição: Objective: To analyze technologies developed for health education about airway obstruction. Method: Integrative review through search in the databases Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Latin American and Caribbean Health Sciences Literature, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Web of Science, and Scopus. Original studies, with no time and language restrictions, were selected. The data were extracted by two independent researchers and organized into synoptic tables. Result integration was based on the data reduction method. Results: The eight included articles were published in Brazilian and international journals and were predominantly methodological. The identified technologies were applications, online courses, 3D animations, booklet, and website. The theme was approached among the contents of Basic Life Support. An absence of technologies approaching the theme with accessibility was observed. Conclusion: The identified technologies were digital and printed, presenting content validity and effectivity for use in education and health. Even so, there is gap in studies highlighting specific educational technologies on airway obstruction.
    Objetivo: Analizar las tecnologías desarrolladas para la educación en salud sobre la obstrucción de la vía aérea. Método: Revisión integradora realizada mediante búsquedas en las bases de datos Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Latin American and Caribbean Health Sciences Literature, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Web of Science y Scopus. Se seleccionaron estudios originales, sin restricciones de tiempo ni de idioma. Los datos fueron extraídos por dos investigadores independientes y organizados en cuadros sinópticos. La integración de los resultados se basó en el método de reducción de datos. Resultados: Se incluyeron ocho artículos publicados en revistas brasileñas e internacionales, con predominio de estudios metodológicos. Las tecnologías evidenciadas fueron de los tipos aplicaciones, cursos en línea, animación 3D, cartilla y sitio web. El tema se abordó entre los contenidos del Soporte Vital Básico. Se ha observado la carencia de tecnologías que aborden el tema con accesibilidad. Conclusión: Las tecnologías identificadas estaban en formato digital e impreso y tenían validez de contenido y eficacia para su uso en educación y salud. Sin embargo, hay una carencia de estudios que evidencien tecnologías educativas específicas sobre la obstrucción de la vía aérea.
    Objetivo: Analisar as tecnologias desenvolvidas para educação em saúde sobre obstrução das vias aéreas. Método: Revisão integrativa realizada mediante busca nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Latin American and Caribbean Health Sciences Literature, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Web of Science e Scopus. Selecionaram-se estudos originais, sem restrições de tempo e idioma. Os dados foram extraídos por dois pesquisadores independentes e organizados em quadros sinópticos. A integração dos resultados fundamentou-se no método de redução de dados. Resultados: Foram incluídos oito artigos, publicados em periódicos nacionais e internacionais, com predominância de estudos metodológicos. As tecnologias evidenciadas foram dos tipos aplicativos, cursos online, animação 3D, cartilha e website. A temática foi abordada entre os conteúdos do Suporte Básico de Vida. Observou-se ausência de tecnologias que abordassem o tema com acessibilidade. Conclusão: As tecnologias identificadas eram no formato digital e impresso e possuíam validade de conteúdo e efetividade para utilização na educação e saúde. Ainda assim, há lacuna de estudos que evidenciem tecnologias educacionais específicas sobre obstrução das vias aéreas.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/192834/177713; https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/192834/177712
  • Editor: Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
  • Data de criação/publicação: 2021-07-07
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.