skip to main content

Estado nutricional dos idosos de Fortaleza e sua associação com sexo, grupo etário e nível sócio-econômico [resumo]

Tarciana Nobre de Menezes José Maria Pacheco de Souza; Maria de Fátima Nunes Marucci; Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (8. 2006 Rio de Janeiro)

Ciência & saúde coletiva Rio de Janeiro n. esp., 2006

Rio de Janeiro 2006

Localização: EE - Escola de Enfermagem    (CD107 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Estado nutricional dos idosos de Fortaleza e sua associação com sexo, grupo etário e nível sócio-econômico [resumo]
  • Autor: Tarciana Nobre de Menezes
  • José Maria Pacheco de Souza; Maria de Fátima Nunes Marucci; Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (8. 2006 Rio de Janeiro)
  • Assuntos: ESTADO NUTRICIONAL; IDOSOS; FATORES SOCIOECONÔMICOS
  • É parte de: Ciência & saúde coletiva Rio de Janeiro n. esp., 2006
  • Notas: Em CD-ROM
  • Descrição: Introdução. O processo de envelhecimento acarreta alterações que podem interferir no estado nutricional do idoso. Objetivos. Avaliar o estado nutricional dos idosos de Fortaleza e sua associação com sexo, grupo etário e nível sócio-econômico. Métodos. Este estudo é epidemiológico, populacional, de base domiciliar, transversal, com coleta de dados primários, de idosos (>= 60 anos), de ambos os sexos, residentes em Fortaleza/CE. As variáveis avaliadas foram: estado nutricional (variável dependente), sexo, grupo etário e nível sócio-econômico (variáveis explanatórias). Para avaliar o estado nutricional foram analisados: índice de massa corporal (IMC), dobra cutânea tricipital (DCT) e circunferência muscular do braço (CMB). Para análise do IMC, DCT e CMB, foram utilizados os valores descritos por KUCZMARSKI et al. (2000) e os idosos foram classificados como eutróficos e não eutróficos. O nível sócio-econômico foi verificado por meio do questionário da ABA/ANEP/ABIPEME, os quais foram classificados como pertencentes às classes A/B, C e D/E. As informações estatísticas foram obtidas com o auxílio do aplicativo estatístico STATA 8.0. Foi realizada regressão logística, cuja análise dos resultados foi baseada na odds ratio (OR). Resultados. Nos 385 domicílios selecionados para compor a amostra, foram entrevistados 483 idosos (61% mulheres) residentes na cidade de Fortaleza. A média etária dos idosos foi 70,7 anos (DP=7,8). Foi realizada análise univariada para seleção das variáveis a serem incluídas no modelo de regressão múltipla; no entanto, apenas a variável sexo apresentou significância estatística (p=0,019), mostrando que os homens idosos apresentam 1,8 vezes mais chances de serem não eutróficos que as mulheres. Conclusão. O estado nutricional dos idosos de Fortaleza está associado ao sexo, mas não ao grupo etário e nível sócio-econômico.
  • Editor: Rio de Janeiro
  • Data de criação/publicação: 2006
  • Formato: 1 CD-ROM.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.