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O impacto da prematuridade no desenvolvimento psicossocial aos 3 anos de idade de crianças nascidas na região oeste do município de São Paulo

Kandler, Ingrid

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina 2022-12-08

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O impacto da prematuridade no desenvolvimento psicossocial aos 3 anos de idade de crianças nascidas na região oeste do município de São Paulo
  • Autor: Kandler, Ingrid
  • Orientador: Grisi, Sandra Josefina Ferraz Ellero
  • Assuntos: Temperamento Infantil; Prematuridade; Impacto Psicossocial; Desenvolvimento Psicossocial; Desenvolvimento Infantil; Comportamento Infantil; Childish Temperament; Childish Behaviour; Prematurity; Psychosocial Development; Psychosocial Impact; Child Development
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Introdução: Crianças que nascem prematuras apresentam maior risco de evoluir com atrasos de desenvolvimento neuropsicomotor, nos seus diferentes domínios. O aspecto psicossocial do desenvolvimento dos prematuros, embora possa estar relacionado a prejuízos na socialização, escolarização e no desempenho profissional e social na vida adulta, tem sido menos estudado. Considerando-se a alta taxa de prematuridade em nosso meio e os possíveis impactos negativos, é importante a avaliação do desenvolvimento psicossocial das crianças prematuras. Objetivos: Avaliar o desenvolvimento psicossocial de crianças nascidas prematuras aos 3 anos de idade, comparando-as com as nascidas a termo e associar os achados a fatores de maternos e condições de nascimento. Metodologia: estudo tipo coorte, descritivo, prospectivo e analítico, envolvendo 3604 crianças. Foram utilizados os dados do nascimento e das visitas domiciliares realizadas aos 3 anos de idade. O desfecho (desenvolvimento psicossocial aos 3 anos de idade) foi avaliado a partir de 2 instrumentos - o Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ) e o Effortful Control (EC). As principais variáveis independentes forma: idade gestacional, peso de nascimento, condições de nascimento, gênero, idade e escolaridade materna. Modelos de regressão linear foram usados para análise dos dados utilizando-se o software Stata 15 estatistical software package (StataCorp, 2011). Discussão: As análises não revelaram diferenças entre as crianças nascidas prematuras e as crianças nascidas de termo no que diz respeito ao desenvolvimento do domínio psicossocial, diferentemente do que ocorre em outros domínios. Conclusão: Este foi um estudo exploratório. Há necessidade de aprofundamento do conhecimento do desenvolvimento psicossocial das crianças nascidas prematuramente, assim como um acompanhamento de mais longo prazo para identificar se a idade gestacional impacta esse domínio do desenvolvimento do indivíduo
  • DOI: 10.11606/T.5.2022.tde-18042023-142850
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina
  • Data de criação/publicação: 2022-12-08
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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