skip to main content

Uma análise holística do perfil pedagógico de docentes e suas estratégias de ensino e relacionamento: uma aplicação no ensino de engenharia de produção

Cury, Antonio Carlos Hilsdorf

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos 2008-12-10

Acesso online

  • Título:
    Uma análise holística do perfil pedagógico de docentes e suas estratégias de ensino e relacionamento: uma aplicação no ensino de engenharia de produção
  • Autor: Cury, Antonio Carlos Hilsdorf
  • Orientador: Belhot, Renato Vairo
  • Assuntos: Ensino Superior; Estilos De Aprendizagem; Perfil Pedagógico; Educational Profile; Higher Education; Learning Styles
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Apoiando-se nas proposições dos teóricos e pensadores clássicos da educação e nas três principais abordagens do ensino que são: Teoria Inatista, Teoria Interacionista e Teoria Cognitivista e ainda no construto dos estilos de aprendizagem humanas; o presente estudo tem como objetivos: determinar o perfil pedagógico dos docentes das disciplinas do curso de engenharia de produção da FEI-SP, através de um roteiro balizado nos teóricos da educação, seguindo as três abordagens do ensino. Este roteiro construído pelo autor, serviu de base para verificar qual linha de pensamento teórico é adotada pelo docente, verificação esta feita durante a realização das aulas em sala ou laboratórios. Complementa-se esta verificação através de um questionário dirigido aos alunos, construído também pelo autor, e tendo como base em um modelo de avaliação institucional desenvolvido pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP-SP). A finalidade deste questionário é captar a percepção do aluno consoante uma, amostra representativa, a respeito da capacitação do docente em sala de aula. Compararam-se o perfil pedagógico obtido de cada docente com o seu estilo de aprendizagem, fornecido pelo inventário de Kolb (Learning Style Inventory- LSI). Os resultados das percepções dos alunos sobre, os docentes pesquisados, têm um caráter complementar para que o processo de ensino-aprendizagem possa ser entendido de uma forma sistêmica. Obteve-se o perfil pedagógico e os estilos de cada um dos docentes do universo de 20 pesquisados, e ainda uma avaliação junto a uma amostra representativa de 278 alunos pesquisados em um universo de 906 alunos do curso de Engenharia de Produção da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI-SP). Espera-se que através deste estudo haja uma conscientização dos docentes pesquisados para um engajamento institucional que leve à proposição de melhorias em sala de aula e possíveis mudanças curriculares através de critérios pré-estabelecidos.
  • DOI: 10.11606/T.18.2008.tde-29012009-081805
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos
  • Data de criação/publicação: 2008-12-10
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.